fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2016

EXPOSIÇÃO “ITINERÁRIOS DA MEMÓRIA EUCARÍSTICA” NO DECORRER DAS FESTAS MÃE DE DEUS

Irá estar patente ao público, de 2 a 5 de setembro, no Auditório Municipal da Povoação, a exposição “Itinerários de Memória Eucarística”, inserida nas comemorações oficiais do centenário da Ouvidoria da Povoação. Esta exposição, alusiva à Eucaristia, que é fonte da vida cristã, reunirá, pela primeira vez, algumas alfaias litúrgicas utilizadas na Eucaristia, de todas as Igrejas Paroquiais do concelho.

D. João Lavrador, Bispo de Angra, numa nota enviada à organização deste evento cultural, manifesta o seu apreço, enquanto Prelado Diocesano, por esta esta “exposição que realça o valor da Eucaristia através de um conjunto de sinais que nos oferece um percurso histórico e vivencial de muitos dos nossos antepassados que viveram profundamente a sua relação com este augustíssimo sacramento e que hoje nos ajudará a viver a Eucaristia de forma ampla e profunda, edificando uma verdadeira comunidade cristã.”.

O Ouvidor Eclesiástico da Povoação e coordenador geral da exposição, Pe. Ricardo Pimentel, afirma que “esta singela exposição, celebrativa do centenário da nossa jovem Ouvidoria, tem como missão de nos colocar em contacto com peças que, pela sua função, valem muito mais que o seu valor material. É porém necessário realça que cada cálice, cada custódia, cada píxide, vale infinitamente mais que o seu peso em prata: vale porque está ao serviço do transcendente (missão que lhe foi confiada desde a sua criação artística. Retirar cada uma delas do contexto sagrado é empobrecer e reduzir o seu valor.”.

Também, a investigadora e historiadora Susana Goulart Costa, membro da organização, refere que a presente exposição “materializa este testemunho de centenário. Com um olhar sobre as seis igrejas das paróquias da Mãe de Deus, N.ª S.ª da Alegria, N.ª S.ª dos Remédios, N.ª S.ª da Graça, N.ª S.ª da Penha de França e São Paulo oferece-se ao olhar do visitante alguns dos principais símbolos da Eucaristia, celebrando-se com eles a festa da Vida. O valor de cada uma das peças é, ele próprio, uma cruz, onde se cruzam a memória do sacrifício divino, a devoção dos crentes e a dádiva da fé na Eucaristia”.

Recorde-se que em 1916, a Povoação atingia a sua emancipação eclesiástica, com a criação da sua ouvidoria, ocorrida a 24 de abril do mesmo ano, por decreto episcopal de Dom Manuel Damasceno da Costa, então Bispo de Angra e ilhas dos Açores, desanexando da ouvidoria de Vila Franca do Campo, à qual pertencera desde o povoamento até então.

Mais se informa que a exposição estará aberta nos seguintes horários: Sexta, Sábado e Segunda: das 20h00 às 23h00 e no domingo: das 16h00 às 23h00, no decorrer das Festas Mãe de Deus da Vila da Povoação.

Povoação, 22 de agosto de 2016

A Organização da Exposição
Kevin Miguel Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot