fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

A RECORDAR O POVOACENSE JOÃO BENTO COUTO

João Alexandre Bento Couto, mais conhecido por João Bento, nasceu a 5 de Novembro de 1936 na Povoação, freguesia do Faial da Terra, e faleceu a 5 de Junho de 1996 vítima de cancro no pulmão, contava 59 anos de idade.

Eram seus pais naturais da freguesia da Ribeira Quente, foram posteriormente viver para o Faial da Terra à procura de melhores condições de vida, o seu pai era um bom pescador.

O povoacense que Um Olhar Povoacense vem hoje recordar foi um grande senhor da nossa comunidade, um cidadão respeitador e respeitado por todos, um homem que através de múltiplas habilidades serviu muitos povoacenses, pois para quem o conheceu e conviveu de perto com o Sr. João Bento sabe muito bem ao que nos referimos. Foi um grande matador de porcos e percorria várias casas povoacenses para fazer este importante serviço, serviço, este, de relevante importância, pois era rara a família povoacense que não criava porcos entre outros animais, além disso o Sr. João Bento era um animador nato e animava uma matança de porcos como ninguém. Possuía arte na pesca onde apanhava polvos, peixe, caranguejos, lapas, irós da qual vendia, bem como também foi um grande camponês e produtor de produtos agrícolas.

Foto: facebook Dionaldo Raposo
É de salientar que pela sua qualidade humana este povoacense, homem do povo, foi agraciado pela Câmara Municipal da Povoação, era então presidente Carlos Ávila, com toponímia com o seu nome na canada onde viveu a maior parte da sua vida, na freguesia de Povoação, Lomba do Pomar, “Canada João Bento”.

O funeral deste distinto homem do povo realizou-se em dia de festa do Corpo de Deus, a maior festa do concelho da Povoação, pelo qual foi impressionante mesmo em dia de festa e de muitos afazeres a quantidade de povoacenses que fizeram questão de marcar presença no seu último adeus, sendo sem dúvida uma bonita manifestação de carinho e respeito pelo Sr. João Bento.     

E com o tempo vamo-nos acostumando com a ausência daqueles que partiram, mas que nunca nos esqueçamos do quanto foram importantes para a nossa comunidade.

Que a sua alma descanse em paz!

Povoação, quarta-feira, 17 de Agosto de 2016.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot