fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 15 de abril de 2016

JOVENS PERNOITAM NAS FURNAS E CONHECEM O MORCEGO-DOS-AÇORES

No âmbito do Programa Parque Aberto, o Parque Natural de São Miguel dinamizou, nos dias 2 e 3 de abril, uma atividade de pernoita no Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, intitulada “Passa uma noite na boca do vulcão e conhece o morcego-dos-Açores”.

A iniciativa contou com 20 jovens, dos 6 aos 15 anos, incluindo crianças da Instituição Particular de Solidariedade Social Lar Mãe de Deus, que vivenciaram em grupo diversas atividades de interpretação ambiental no Centro e na área envolvente.

A atividade iniciou-se com a exploração de conceitos prévios dos participantes sobre o morcego-dos-Açores (Nyctalus azoreum), seguindo-se uma saída de campo para observação de um Morcegário construído no âmbito do projeto“Mais Endémicas”, habitado por uma pequena colónia destes mamíferos, permitindo aos jovens conhecer o equipamento e método de deteção dos ultrassons emitidos pelos morcegos.

Após a visualização de um filme de cariz ambiental, os participantes pernoitaram nas residências do Centro, na margem sul da Lagoa das Furnas.

Ao longo do dia seguinte concretizaram-se diversas ações, nomeadamente, atelier “Morcega-te”, trilho interpretativo pelas margens da lagoa e visita ao Antigo Pomar das Caldeiras com plantação de aromáticas e degustação de chás, sumos de fruta e bolo ”geotérmico” cozinhado numa fumarola.

Envolvidos na natureza dos Açores, os participantes demonstraram entusiamo nas dinâmicas realizadas e manifestaram interesse em repetir a experiência.

Fonte: Parques Naturais Açores

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot