fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

A INSTITUIÇÃO CONCELHIA MIRA-MAR SPORT CLUBE COMEMOROU 80 ANOS DE EXISTÊNCIA

A Instituição concelhia Mira-Mar Sport Clube completou ontem 80 anos de existência.

São 80 anos carregados de significado, sendo claro que nem tudo foram só vitórias e alegrias, foram 80 anos vividos com muita intensidade e vivacidade por parte das suas estruturas directivas, atletas, sócios e simpatizantes.

O Mira-Mar iniciou-se com a modalidade do voleibol, Mira-Mar Volleyball Club, que possuía jogadores exímios na modalidade-rainha daquela época. A partir de 1944 surge a “época de oiro” do voleibol do Mira-Mar, e os homens do “mar” tema pelo qual foi criado este clube, ao sagrarem-se campeões, ficou imortalizada a seguinte quadra popular entoada com o enorme espírito clubistico:

“O Santa Clara já morreu,
Só lhe falta o caixão;
O Desportivo está de luto,
E o Mira-Mar é campeão.”

No ano de 1957 o Mira-Mar Volleyball Club encerra, mas ao invés do que muitos pensavam o clube que tinha nascido do Povo não morreu, este mesmo povo, soube, e muito bem, “dar a volta por cima”.

E, eis que nasce o despertar para uma nova modalidade, o futebol. Foi por volta do ano de 1950 que surgiu em volta dos rapazes da vila da Povoação um forte interesse pelo desporto rei. O futebol foi transportado para a nossa localidade por alguns rapazes que começaram o contacto com a bola, e as balizas, durante a sua formação no seminário. Aquando das suas férias escolares estes rapazes seminaristas, cheios de energia, encontravam-se com os seus colegas e vizinhos no largo existente na rua Dona Maria II, aonde disputavam partidas de futebol que se distinguiam pela união e amizade entre os jovens desta vila. Estes rapazes depois de muitas partidas renhidas nas ruas e muito apreciadas pelo desportista António Pacheco Correia, que entusiasmado por esta nova modalidade, resolve apelar a quem de direito para a construção de um campo de futebol na vila da Povoação.

Os jovens e população da Vila da Povoação viram no ano de 1960 o seu sonho concretizado, com a inauguração do tão desejado campo de futebol de 11. A partir daí dá-se o desenvolvimento do futebol no concelho da Povoação, graças à persistência do Sr. António Pacheco Correia é à boa vontade do presidente da Fundação Maria Isabel do Carmo Medeiros, Monsenhor João Maurício de Amaral Ferreira.

A dois de Janeiro de 1963 a direcção do Mira-Mar embora não tendo qualquer actividade desportiva, manteve-se e reúne. Foi então que nessa reunião António Pacheco Correia vice-presidente da direcção propõe aos restantes membros, que uma vez tendo sido mandado fazer um campo para a prática do futebol e sendo o desporto preferido dos jovens da vila, se organizasse uma equipa de futebol de onze que fosse representante do Mira-Mar. A proposta foi aceite por unanimidade, e assim nasceu o Mira-Mar Sport Clube.

Um Olhar Povoacense endereça a toda a estrutura do Mira-Mar Sport Clube Muitos Parabéns e que muitos mais se sigam sempre acompanhados do espírito guerreiro e lutador que une toda a família miramarista!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot