fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 4 de agosto de 2015

VASCO CORDEIRO ANUNCIA PLAFOND DE CERCA DE 16 MILHÕES DE EUROS PARA INVESTIMENTOS NA REDE VIÁRIA REGIONAL (VÍDEO)

O Presidente do Governo afirmou no passado domingo no Faial da Terra que vão ser realizados investimentos na rede viária de todas as ilhas da Região, através do plafond de cerca de 16 milhões de euros de fundos comunitários que o Executivo Regional conseguiu que ficasse contemplado no novo quadro comunitário de apoio.

“Apesar deste quadro comunitário ser penalizador, fruto do que o Governo da República comunicou a Bruxelas, dizendo que já não eram necessários mais fundos para estradas, o Governo dos Açores conseguiu, a título excecional, um plafond de cerca de 16 milhões de euros de fundos comunitários para investimentos na rede viária regional e que vão abranger todas as ilhas da nossa Região”, adiantou Vasco Cordeiro.



O Presidente do Governo falava na inauguração da Avenida dos Baleeiros, na freguesia do Faial da Terra, um investimento da Câmara Municipal da Povoação, que contou com o apoio do Governo no montante necessário para que, na parte que não foi coberta por fundos comunitários, permitir que essa obra fosse feita.

Segundo disse, a Povoação não ficará, naturalmente, de fora do esforço de investimento que vai ser feito em estradas nos próximos anos na Região, prevendo-se mesmo que, até final deste ano, sejam lançados, neste concelho, concursos públicos para empreitadas de cerca de 2,3 milhões de euros.

Nesse sentido, Vasco Cordeiro apontou o exemplo da reabilitação da Estrada Regional entre as Garcias e Água Retorta, cuja primeira fase deve ficar concluída até final do ano, seguindo-se os trabalhos de pavimentação, sinalização e segurança neste troço, e que significam um investimento superior a meio milhão de euros.

“O concurso para a segunda fase desta estrada tem o lançamento do seu concurso público previsto para setembro”, anunciou o Presidente do Governo, ao salientar que estão a decorrer, também, os trabalhos de prospeção e de projeto para a intervenção na segunda fase dos taludes da estrada da Ribeira Quente, uma obra que é “particularmente importante”.

“Prevemos o lançamento do concurso público para esta intervenção para o final deste ano, num valor de cerca de 1,2 milhões de euros”, afirmou Vasco Cordeiro.

De acordo com o Presidente do Governo, a estes investimentos soma-se, ainda, a requalificação da estrada regional da Lomba do Alcaide, num investimento de cerca de 400 mil euros e cujo concurso público está previsto ser lançado a partir de outubro.

“Paralelamente a todas estas obras, decorrem os trabalhos de estudo e prospeção para uma intervenção que reputamos como das mais importantes a fazer nesta parte da ilha de São Miguel e que tem a ver com a requalificação da estrada entre as Furnas e a Povoação”, anunciou o Presidente do Governo.

 “Os trabalhos têm decorrido ao longo do tempo no sentido de se definir a solução ótima, do ponto de vista das condições de circulação e de segurança, assim como de impacto ambiental”, disse.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro salientou, ainda, que estes investimentos, assim como todos os outros que decorrem na Região, constituem fatores de coesão territorial entre os Açores, mas também “ferramentas e instrumentos que são colocados à disposição das pessoas para melhorar o progresso e o desenvolvimento de cada uma das partes da nossa Região”.

“Se é certo que o Governo dos Açores tem um papel fundamental na concretização desta componente, não é menos verdade que os privados têm, também, um papel fundamental no aproveitamento e na utilização destas ferramentas para a criação de riqueza, de emprego e de desenvolvimento em todas as parcelas do nosso território”, afirmou.


GaCS/PC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot