fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 6 de abril de 2014

VEJA EM VÍDEO OS TRABALHOS DA ARTESÃ POVOACENSE ZÉLIA MEDEIROS ROCHA

Zélia Medeiros Rocha nasceu na Vila da Povoação a 8 de Fevereiro de 1935, reside na rua Infante Sagres, n.º 37, Vila da Povoação.

Esta nossa conterrânea dedica-se a esta arte artesanal desde os 17 anos de idade, tendo adquirido a técnica, com um familiar.

A ilustre artesã frequentou cursos subsidiados por fundos europeus. Nesta arte das escamas de peixe, esteve a dar formação a jovens Povoacenses durante dois anos.

Entre as suas vastas exposições, contam-se algumas de conhecimento público mais vasto, caso da sua participação no programa televisivo Atlântida da RTP Açores. Também expôs na sua própria casa, no artesanato do moinho e em muitos acontecimentos festivos da comunidade local.

A Senhora Zélia foi convidada a expor numa feira na cidade de Guimarães, bem como a apresentar os seus extraordinários trabalhos artesanais no Dia de Portugal nos Estados Unidos da América.

Esta nossa artesã de 76 anos de idade dá vida a bonitos ramos de flores usando as escamas secas de peixe e ainda outros materiais tais como organdi, tecido, cetim, pano, papel, seda, linha, lã, casca de cebola, etc.

A vida de artesã, além do prazer de municiosamente trabalhar a matéria-prima é acima de tudo uma paixão, paixão essa que a Dona Zélia tentou e ainda tenta incutir entre suas filhas e netas, com o simples objetivo da sua querida arte continuar a existir no tempo, para que as gerações vindouras possam ter o prazer de apreciar a beleza do artesanato tradicional trabalhado com amor, dedicação, paciência, persistência e muita, muita paixão.


Atualmente e apesar de já ter usado diferentes tipos de materiais na construção das suas flores em escama de peixe, refere que os seus trabalhos são muito apreciados e procurados.

Veja o vídeo: 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot