fazer um site gratis no aqui

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

À PROCURA DO PRIOLO NAS ESCOLAS DE SÃO MIGUEL

Foto: SPEA / Programa Escolar do CAP
O Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo (PECAP) para o ano letivo 2016/2017, começou esta semana na Escola Básica JI Monsenhor João Maurício Amaral Ferreira, Povoação. No decorrer deste ano letivo irão ser desenvolvidas diversas atividades escolares abrangendo jovens estudantes das escolas de São Miguel.

Este é um programa anual da SPEA, realizado no âmbito do projeto LIFE+ Terras do Priolo, que disponibiliza várias atividades lúdico-didáticas que pretendem enriquecer os conteúdos programáticos escolares com atividades relacionadas com a biodiversidade terrestre dos Açores, ecossistemas (serviços e funcionamento), habitats prioritários do arquipélago, a sua importância, ameaças e o que está ser feito para os proteger.

Estas atividades são normalmente realizadas por técnicos do Centro Ambiental do Priolo (CAP) nas instalações das escolas em contexto de sala de aula. No entanto, também são realizadas ações de campo, onde os alunos são levados a descobrir habitats tão importantes como a Laurissilva ou as Turfeiras. Nestes habitats ficam a conhecer espécies tão raras como o Priolo ou algumas espécies de plantas únicas que só podemos encontrar nestas áreas, como por exemplo a Ginja-do-mato e os Musgos.

Adicionalmente, são ainda organizadas, no âmbito deste Programa Escolar, diversas ações de voluntariado, palestras, atividades de laboratório e exposições, conforme o interesse e necessidade dos professores.

As atividades do PECAP, para além de apresentarem grande diversidade, estão desenhadas a pensar em alunos de todas as idades e níveis de ensino, do pré-escolar, ao ensino básico e secundário, com idades compreendidas entre os 3 e os 18 anos ou mais. Este Programa é fundamental para a sensibilização ambiental dos jovens micaelenses, relativamente à conservação do Património Natural dos Açores (Floresta Laurissilva, Turfeiras, Priolo, entre outros).

O PECAP pode ser consultado através do site educativo http://umaflorestaumfuturo.spea.pt/ criado pela SPEA em 2011 e onde os docentes podem consultar informação sobre as temáticas propostas neste programa e no blogue http://umaflorestaumfuturo.blogspot.pt/ onde todas as atividades realizadas são colocadas e onde qualquer um pode contribuir com sugestões.

Povoação, 14 de Outubro de 2016.

Sem comentários:

Enviar um comentário



 
Powered by Blogspot