fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 13 de outubro de 2015

RAFAEL CARVALHO APRESENTA O SEU SEGUNDO LIVRO: “MÉTODO PARA VIOLA DA TERRA – BÁSICO”

O Músico Açoriano natural da freguesia da Ribeira Quente e professor de Viola da Terra no Conservatório Regional de Ponta Delgada apresentará, no dia 20 de Outubro, o seu segundo livro: “Método para Viola da Terra – Básico”     

A cerimónia decorrerá a 20 de Outubro, pelas 19:00, na Livraria Solmar em Ponta Delgada. O livro será apresentado pela Dra. Ana Paula Andrade. A sessão terminará com um momento musical com Viola da Terra.

Este livro, o segundo desta colecção de “Métodos para Viola da Terra”, vem dar continuidade aos estudos iniciados no primeiro volume da coleccção, e resulta dos últimos 7 anos de leccionação no Conservatório Regional de Ponta Delgada bem como do ensino, por parte do autor, em outras escolas de violas na Ilha de São Miguel.


O "Método para Viola da Terra - Básico" pretende ajudar os alunos e entusiastas da Viola da Terra a desenvolverem a sua técnica instrumental, conhecimento de escalas e acordes, e a adquirirem um maior repertório tradicional: desde temas do cancioneiro açoriano (temas de todas as ilhas dos Açores), do nosso folclore, dos grupos de reis e grupos de foliões, mas também apresenta várias peças adaptadas de outros instrumentos e que pretendem dar a conhecer um repertório mais alargado.

Este livro tem, novamente, ilustrações de Luís Cardoso e o Priolo como mascote. Para além disso, o autor torna a juntar as novas tecnologias ao serviço da educação e inclui os códigos “qr” (quick reader), que não são mais do que links para uma base de dados online com vídeos de apoio a todas as partituras do livro. Deste modo, as pessoas podem trabalhar, não só a leitura musical mas também o ouvido, através da audição dos temas. Esta ferramenta tem também o objectivo de ajudar a esclarecer dúvidas na execução das peças que compõem o livro.

O autor assume que este “Método para Viola da Terra - Básico” é o segundo de 3 livros que pretende editar, nos próximos anos, como um Método sequencial e por graus de dificuldade, que sirva de complemento à formação tradicional que sempre existiu na transmissão da Viola da Terra nas nossas ilhas.

O primeiro volume desta colecção tem sido muito bem acolhido pelos tocadores de viola da terra de São Miguel, mas também em outras ilhas dos Açores, continente Português, Estados Unidos e Canadá, por ser um livro técnico que não existia no mercado, com estas características, metodologia e componentes de apoio online. Este segundo volume é aguardado há muito tempo por todas estas pessoas e é uma necessidade para a prática de ensino diário da nossa Viola. Para além disso é o livro que contém maior repertório da prática diária da Viola nas nossas Ilhas.

O “Método para Viola da Terra – Básico” é uma edição de autor, conta com a execução gráfica da empresa Nova Gráfica e com o apoio para lançamento da Livraria Solmar Artes e Letras.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot