Festas do Corpo de Deus acontecem em junho na Povoação
O Presidente da Câmara da Povoação, Pedro Melo, reuniu esta manhã, dia 19 de abril, com o padre, João Ponte, da Paróquia da Mãe de Deus, com o intuito de preparar a programação das festividades em honra do Corpo e Sangue de Cristo, que, este ano, finalmente, voltam a realizar-se, em contexto pré-pandemia, ou seja, com a maior normalidade possível, tendo o seu ponto alto a 16 de junho, dia do cortejo religioso.
A Festa do Corpo de Deus é considerada a maior festividade religiosa do município povoacense e é conhecida por toda a ilha e na diáspora pelos seus elaborados tapetes de flores e aparas de pinho que enriquecem e dão um colorido mágico às principais artérias da sede de concelho. Consciente desta grande atração, nos últimos anos a autarquia povoacense tem vindo a investir, constantemente, em tapetes de flores decorativos, trabalhos que são autênticas obras de arte.
Na Povoação, a primeira procissão do Corpo de Deus realizou-se em 1905, por iniciativa do Pe. Ernesto Jacinto Raposo. Por Portaria de 26 de junho de 1905 se declarou que “ficaria a cargo das câmaras municipais a festividade do Corpo de Deus”, compromisso que a autarquia povoacense jamais deixou de cumprir até à presente data.
E.M./Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação
Sem comentários:
Enviar um comentário