fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 2 de julho de 2020

FALECEU O POVOACENSE DE ADOÇÃO FILIPE SILVA 11/05/1952 - 01/07/2020

Ao primeiro dia do mês de julho de 2020, aos 68 anos de idade, pelas 22 horas e 15 minutos faleceu após doença prolongada no Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada, Filipe Manoel Dutra da Silva, natural da freguesia de Criação Velha, concelho da Madalena do Pico, residia na freguesia de Povoação, Estrada Regional à entrada da Vila, casado com Linda Maria Pereira Dutra da Silva, filho de Manoel Evaristo de Azevedo Lima da Silva e de Constança Adelaide Dutra.


Deixa dois filhos, Pedro Filipe Pereira Dutra da Silva e Lara Sofia Pereira Dutra da Silva, uma nora Mecildes dos Anjos Cabral e Dutra e uma neta Anna Petra Cabral e Dutra. deixa ainda duas irmãs Rosa Dutra e Teresa Dutra Azevedo Lima e um irmão José Dutra Azevedo Lima.

O chefe Filipe como era carinhosamente tratado por uma grande parte da nossa comunidade, faleceu ontem após doença prolongada no HDES em Ponta Delgada. Chegou à nossa ilha ainda nos anos setenta, vindo juntar-se à sua esposa que para cá tinha vindo exercer o magistério primário. Foi professor de educação física e desporto no antigo externato, profissão que exerceu até à mudança para o ensino oficial. Abraçou então a profissão de bancário na antiga Caixa Económica da Povoação, passando mais tarde para o Banco Micaelense, Banco Comercial dos Açores e finalmente  Banif, de onde se reformou por motivos de saúde. Era também ele um amante do mar e da natação. Homem de enorme carácter, católico e dono de uma cultura geral acima da média. Pelo meio de toda a sua atividade social foi um apaixonado pelo escutismo católico, ajudando a fundar o ainda Agrupamento 766 do CNE Povoação, sendo o próprio  o primeiro Chefe desta importante Instituição concelhia por mais de 15 anos consecutivos.“

 

Por: Francisco Raposo

__________________________________________________


“O Chefe Filipe era assim que o tratava, meu vizinho na Estrada Regional da Vila da Povoação, um cidadão reto e de forte carácter, afável e de fácil trato. Foi então ele o primeiro Chefe do Agrupamento de Escuteiros 766 da Vila da Povoação numa altura importante para a sociedade jovem da Vila e das suas sete Lombas. Fui para os escuteiros logo no seu início tal como muitos colegas da minha geração e, posso afirmar que lá desfrutei de grande parte da minha juventude, tal como também aprendi muitas coisas boas para a minha vida futura. O Chefe Filipe era um homem de impor respeito e foram algumas broncas e castigos que levei mais alguns colegas meus, pois éramos terríveis, numa altura em que não existiam as novas tecnologias, bem que merecemos as reprimendas que ao fim ao cabo nos serviram de bem. Para além do Chefe Filipe impor respeito e a autoridade devida, era sem dúvida um excelente ser humano, por detrás daquela faceta de homem duro tinha momentos de adorável cavaqueira com todo o grupo, onde pudemos desfrutar de excelentes momentos. Com ele efetuamos diversos acampamentos e saímos da ilha de São Miguel, tendo eu como muito boa recordação a nossa ida à ilha do Pico e do Faial. Foi sem duvida uma das viagens mais agradáveis e marcantes da minha juventude! Poderei dizer com firmeza que hoje ainda perduram na minha vida muitos ensinamentos adquiridos no Agrupamento de Escuteiros 766 da Povoação com este grande homem ao leme. Após a sua terrível doença sempre que nos víamos e nos cumprimentávamos era uma enorme alegria, tenho a certeza que mútua. Vi muitas vezes nos seus olhos a enorme vontade que tinha de viver e ultrapassar a doença que tomou posse do seu corpo, tornando-o fisicamente debilitado, mas interiormente com muita força e garra. Hoje parte ao encontro de Deus Pai  uma pessoa marcante da nossa sociedade e de uma geração de rapazes e raparigas povoacenses, meu vizinho que foi professor, um bom chefe de família, trabalhador, um cidadão natural da ilha do Pico que abraçou esta terra como sua, um exemplo como chefe de Escuteiros, um bom amigo. deixa sem dúvida eterna saudade. Que a sua Paz descanse em Paz!


Por: Pedro Damião Ponte  


O corpo do nosso irmão Filipe Silva está em câmara ardente na casa mortuária da Vila da Povoação e o seu funeral terá lugar amanhã de manhã pelas 09h20 com Missa de Corpo Presente pelas 09h30 na Igreja Matriz desta Vila, seguindo depois rumo à sua última morada, cemitério de Santa Bárbara, Lomba do Carro, Freguesia e Concelho de Povoação.


Um Olhar Povoacense endereça sentidas condolências em especial à sua esposa Linda Maria Pereira Dutra da Silva e aos seus filhos Pedro Filipe Pereira Dutra da Silva e Lara Sofia Pereira Dutra da Silva, aos seus irmãos e restantes familiares.


PS - Um grande abraço ao meu amigo Pedro Dutra da Silva que se encontra longe e por motivos desta pandemia não pode deslocar-se à Ilha de São Miguel para participar no último adeus do seu querido pai. 


1 comentário:

  1. Subscrevo tudo o que foi dito pelo Francisco Raposo,era uma excelente pessoa,afável,educado,nunca o vi metido em problemas com ninguém,mas a doença ataca os homens bons e o Filipe foi um deles.Descansa em Páz amigo,viveste como um verdadeiro Povoacense terra que adoptaste de coração.Até um dia.

    ResponderEliminar

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot