fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 17 de julho de 2020

COMUNICADO DA AUTORIDADE DE SAÚDE REGIONAL - FORAM DIAGNOSTICADOS DOIS CASOS POSITIVOS DE COVID-19 NAS ILHAS DE SÃO MIGUEL E TERCEIRA

A Autoridade de Saúde Regional informa que, decorrentes das 926 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região nas últimas 24 horas, foram diagnosticados dois casos positivos de COVID-19 nas ilhas de São Miguel e Terceira.


O caso diagnosticado na ilha de São Miguel corresponde a um indivíduo do sexo feminino, de 26 anos, que foi identificado como contacto próximo do caso positivo detetado na ilha das Flores e que, por esse motivo, cumpriu isolamento profilático de 14 dias.


Os testes de despiste realizados à chegada e ao sexto dia produziram resultado negativo e só o teste realizado no final do período de 14 dias de quarentena teve resultado positivo.

O caso identificado na ilha Terceira reporta-se a um indivíduo do sexo masculino, com 65 anos de idade, residente nos Açores, que desembarcou na Região a 14 de julho, proveniente de ligação aérea com o território continental e que esteve sempre em isolamento, cujo primeiro teste à chegada produziu resultado inconclusivo, tendo então repetido o teste e obtido resultado positivo.


Todos apresentam situação clínica estável e foram já diligenciados, pelas Delegações de Saúde Concelhias, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos.

Com estes casos mais recentes, foram detetados na Região 159 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se atualmente sete casos positivos ativos, sendo cinco na ilha de São Miguel, um na ilha Terceira e um na ilha das Flores.

As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.


A Autoridade de Saúde Regional reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores - 808 24 60 24.


Para mais informação deve ser consultado o site criado pelo Governo dos Açores no âmbito da pandemia, em http://covid19.azores.gov.pt, ou a página de Facebook da Direção Regional da Saúde, em https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores/.


O Governo dos Açores disponibiliza ainda a Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19, com o número 800 29 29 29, que pode ser utilizada entre as 08h30 e as 18h30, nos dias úteis, e a Linha RIAC 800 500 501, que funciona de segunda-feira a sábado, das 09h00 às 22h30, e aos domingos, das 10h00 às 22h30.


Está disponível também o endereço de correio eletrónico esclarecimentocovid19@azores.gov.pt para esclarecimentos sobre as medidas adotadas na Região para fazer face à pandemia do novo coronavírus.


GaCS/SRS


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot