fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 15 de agosto de 2017

O JOVEM GUARDA-REDES LUÍS CANSADO DE NOVO AOS RELVADOS, AGORA NO FUTEBOL CLUBE VALE FORMOSO

Apesar de eu já não estar a treinar, acompanho com regularidade os jogos das camadas jovens, porque sempre foi a minha área de formação ou intervenção ao serviço dos mais jovens e sempre adorei ensinar os mais novinhos, ou seja, criancinhas a partir dos 7 anos, na Ribeira Quente, Freguesia onde sou natural, como também treinei outros escalões de formação ao serviço do Futebol Clube Vale Formoso, na Freguesia de Furnas.

Contudo, de todos os jovens que passaram por mim, não tenho razão de queixa, como se costuma dizer na gíria popular, mas há um jovem do Concelho de Ribeira Grande, na posição de guarda-redes, que não passou por mim, mas quando lhe viu jogar pela primeira vez nos juniores do Clube do Ideal vs Futebol Clube Vale Formoso, ainda com idade de juvenil, aqui em Furnas, o mesmo chamou-me logo á atenção, pela postura ou pela capacidade de estar entre postes e posso adiantar que, apesar de não lhe conhecer pessoalmente e nem ter contato com ele, de imediato foi o jovem que alguma vez mais me cativou e mais ainda depois de ter-lhe dado os parabéns, notei que estava ali uma grande e forte capacidade futebolística, bem como um ser humano extramente humilde pela sua maneira “sui génuris” , notando muito rápido que eu estava perante um jovem de 15 ou 16 anos de idade com potencialidade peculiar, única, enfim…

Acontece, porém, passados praticamente três anos, mesmo á distância, acompanho-o através dos meios de comunicação social e obtendo sempre informação detalhada sobre esse jovem, ao serviço do Sport ClubeIdeal essencialmente nos juniores e depois na equipa de Rabo de Peixe a disputar a liga Meo Açores.

Mal sabia ele que a 9 de outubro o azar bateu-lhe á porta como se costuma dizer de um momento para o outro, quando o seu treinador colocou-o em campo num jogo que o Desportivo de Rabo de Peixe, na Ilha terceira, estava a jogar contra a equipa do Barreiro, da zona do Porto Judeu, quando entrou em campo para substituir o guarda-redes titular Armindo, que tinha sido expulso.

Foi uma estreia com sabor muito amargo, porque logo aos 4 minutos de jogo, saiu lesionado após ter feito uma excelente defesa seguida depois de uma recarga, e na sequência dessa recarga bateu com o ombro no poste, lesionando-se com alguma gravidade, chegando ao ponto de estar parado 6 meses. O qual informou-me depois que a lesão era para durar algum tempo e que era: Labral (slap)...” O termo SLAP se refere a uma lesão do anel de cartilagem que envolve a articulação do ombro. A articulação do ombro tem principalmente duas estruturas ósseas, a cabeça do úmero e a glenóide, e são unidas por tecido cartilaginoso (chamado de labrum), sendo que uma lesão de parte dessa estrutura recebe o nome de SLAP.; ou , uma queda com um braço estendido/excesso de força, puxando o braço, como ao tentar pegar um objeto pesado”.

Uma das características fundamentais para “formar” jovens com talentos futuros, também passa pelo treinador, porque tem que ser alguém que saiba lidar com jovens, ou seja, líderes, ser treinador é ser líder, bem como um bom gestor de Recursos Humanos.

Em minha opinião, se o jovem Luís não tivesse-se lesionado quiçá, não poderia ter sido ou tido, uma excelente oportunidade para se afirmar definitivamente á baliza, arrancando a titularidade? Ou então, outros espectadores e mesmos dirigentes do futebol não lhe tinha visto, ou mesmo observado melhor com a potencialidade que ele tinha, naquele momento de grande forma? Sim, quero acreditar que sim porque ele estava no auge de sua carreira, mas infelizmente a vida de vez enquanto tem esses dissabores.

Sei que o Luís Cansado teve alguns treinadores e sinceramente ajudaram-lhe muito, não posso adiantar muito mais, porque não os conheço, mas de uma coisa tenho eu a certeza, o jovem Luís teve um excelente treinador de guarda-redes e em abono de verdade posso garantir ou adiantar que não conheço outro igual com as potencialidades dele, grande homem, grande líder, grande profissional, um bom construtor de jovens guarda-redes em termos futuros, e qualquer jovem que passa por ele, quase todos sabem, ou, pelo menos eu sei que irá sair dali daquela criança ou daquele jovem um bom guarda-redes: Esse grande “Mister” chama-se Helder Espanhol.

Uma pessoa simples e meiga na sua maneira de ser, ajuda qualquer jovem depois de terem-lhe solicitado, são esses “Homens” que os Clubes Desportivos, pelos menos de cá dos nossos meios, necessitam com urgência para formaram os jovens dos seus escalões de formação, são pessoas que impõem respeito e maturidade acima de tudo, porque não basta ter só conhecimento mas sim, também ser um psicólogo a fim de saber lidar com qualquer comportamento ou feitio individual de cada criança ou jovem. Os meus sinceros parabéns amigo Helder Espanhol, muitas felicidades e êxitos desportivos, visto nesta questão, equaciono as relações treinadores-atletas... não basta só saber de técnicas e tácticas, também é importante ter conhecimentos acerca da psicologia do desporto, enfim…

Ora muito bem, falando do jovem Luís, ou escrevendo acerca dele é para mim cativante e motivador, como agora estou a fazer, visto ser um jovem guarda-redes que aprecio, e talvez por eu ter sido também no passado guarda-redes de futebol de “5”, passando depois a designar-se de futebol de salão e atualmente de futsal.

Neste momento, sei que o Luís Cansado, está contente por ter assinado pelo Futebol Clube Vale Formoso, da Freguesia de Furnas, em virtude de mesmo á distância mantemos sempre contato, porque a amizade entre mim e o Luís enraizou através do futebol, como podem observar através da seguinte mensagem que ele me enviou no passado dia, 19 de Abril de 2017 9:15 “Boas, Sr. João. Passo por aqui para lhe informar que hoje, finalmente, tive alta médica. Dentro em breve, num prazo de 20 dias, estarei de regresso à competição, até lá irei começar devagarinho! Gostava de uma vez mais, agradecer todo o apoio que me tem dado ao longo destes anos, acima de tudo quando me lesionei. Com esta lesão aprendi imenso, cresci imenso e tornei-me uma melhor pessoa. Talvez um dia, numa conversa ou numa entrevista contarei muito mais detalhadamente o quando este obstáculo foi de certo modo importante para mim”. Um forte abraço. 

Após lhe dizer que gostaria de tornar a escrever sobre a ausência dele dos campos de futebol, derivado à tal lesão, eis o que ele me escreve:

“Que para o ano talvez passe mais tempo nas Furnas. Um forte abraço”. 

E questionei-lhe: vão te convidar a integrar o plantel do Futebol Clube Vale Formoso é isso? Podes dizer se tu quiseres, caso contrário não levo a mal.

30 de Maio de 2017 15:07 É sim senhor. Já assinei pelo vale Formoso, só que ninguém sabe!

-Ok, fica descansado e quando chegar a altura de quereres divulgar eu estou aqui, caso queiras para fazer uma introdução para possível comunicação social. Se quiseres podes desde já fazer um "apanhado" do tempo em que tiveste parado (resumo), caso entendas. Fico feliz por ti amigo Luís, acredita. Um abraço, força!

-Sim. Mais uma vez, o meu muito obrigado por fazer de tudo para que eu não caia no esquecimento numa fase menos boa da minha carreira e da minha vida. Espero vir a dar muitas alegrias aos Furnenses e acima de tudo aos adeptos do Vale Formoso espalhados não só pelo Concelho da Povoação, como também pelo mundo!

Escrever sobre o jovem Luís de apenas 19 anos de idade, um jovem de muito talento tanto desportivo como humano, eis um testemunho de um amigo que também lhe acompanhou de perto, que neste momento é o Diretor Desportivo do Futebol Clube Vale Formoso, o amigo Hernâni Melo:

Em tua opinião achas que ele tinha toda a possibilidade de ser titular no futuro, se ele não se lesiona na Terceira contra o Barreiro, logo aos minutos de jogo após duas intervenções muito boas?

Conhecendo o Luís como conheço, acredito que ele ia agarrar a oportunidade, pois é um miúdo com muita qualidade e uma ambição enorme e claro ele ia aproveitar esta oportunidade, embora sabia que tinha do seu lado um dos melhores guarda redes dos Açores que é o Armindo Sociedade.

Para ti o que pensas dele como pessoa e futebolista ainda jovem?

O que penso do Luís é que é um miúdo fantástico, com uma educação tremenda, conheço o Luís á uns anos, sou muito amigo do Pai, o Luís foi um miúdo que trabalhou comigo nos Juniores do Ideal e foi sempre um exemplo inclusive foi sempre um dos capitães da equipa, devido á sua forte personalidade, espírito de responsabilidade e pela grande pessoa que é, embora ainda muito jovem já tem uma maturidade muito grande.

O que levou-te a contratar ou a convencê-lo a integrar o plantel do FCVF?

A decisão de contratar o Luís para o Vale Formoso, foi uma decisão de toda a equipa técnica, pois tanto eu como diretor desportivo que já tinha trabalhado com ele no ideal, inclusive eu é que o fui buscar na altura ao São Roque para vir para o ideal e o mister Hélio Oliveira que o conhece bem também, achamos por bem que seria uma enorme mais valia ter o Luís no nosso plantel, pois é um jovem com muito futuro, com enorme talento e é o tipo de pessoa que se enquadra perfeitamente na mística e filosofia do FCVF. E não tenho duvidas que o Luís será no Futuro um dos Melhores guarda redes dos Açores. E sei que o Luís vai evoluir muito connosco pois tem dois mestre com ele a ensina-lo o Armindo e o César Brito que são os nosso outros guarda redes e claro o nosso Técnico de Guarda Redes Filipe Rego.

Luís desejo-te muita sorte e muitas felicidades ao serviço do Futebol Clube Vale Formoso, um abraço amigo...

João Costa Bril

Povoação, Quarta-feira, 16 de Agosto de 2017.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot