Até ao dia 27 de outubro, todas as escolas do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico estão convidadas a participar na Escola Missão Continente para o ano letivo 2024/2025. Sob o mote “Missão Geração Saudável”, este programa educativo visa sensibilizar as crianças para uma alimentação saudável, consumo consciente e estilos de vida ativos. Este ano, a Escola Missão Continente apresenta uma forte aposta na transição digital, permitindo às escolas e alunos acesso facilitado e abrangente aos conteúdos educativos, atividades e desafios.
No ano letivo 2023/2024, a Escola Missão Continente contou com 873 escolas inscritas em todo o país, impactando 11% das escolas nacionais, desde o Pré-Escolar ao 2º Ciclo. Desde o seu lançamento, no ano letivo de 2016/2017, a iniciativa já envolveu mais de 370 000 crianças.
Este programa educativo distingue-se pela abordagem transversal que integra toda a comunidade escolar e pelos seus três pilares fundamentais: alimentação saudável, consumo consciente e estilo de vida ativo. Além disso, oferece uma vasta gama de recursos, como materiais pedagógicos, desafios com prémios e visitas de estudo, que tornam o processo de aprendizagem mais dinâmico e interessante. Este ano, o programa faz uma grande aposta na transição digital, lançando uma plataforma online interativa para acesso dos diversos conteúdos educativos, atividades e desafios.
Os conteúdos programáticos da Escola Missão Continente estão em linha com as mais recentes recomendações publicadas pelas Direções-Gerais da Saúde e da Educação, que incluem orientações para uma alimentação equilibrada nas lancheiras escolares. Este guia reforça a importância de envolver toda a comunidade escolar e as famílias na promoção de hábitos alimentares mais saudáveis, um dos pilares fundamentais deste programa educativo, e que faz jus ao estudo de impacto que está a ser realizado em parceria com o CEIDSS – Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde.
De modo a avaliar o seu impacto, a Escola Missão Continente está a realizar uma investigação em 40 turmas do 1º CEB, de 35 escolas dos 20 distritos do país, durante quatro anos consecutivos (2021-2025), tornando-se um dos estudos integrado num programa de nutrição e saúde comunitária, com maior dispersão em Portugal. Este é o primeiro estudo de impacto a realizar numa iniciativa com esta dimensão.
"A Escola Missão Continente, um programa que já envolveu mais de 370 000 crianças, tem crescido ao longo dos anos e é profundamente acarinhado pelas escolas e famílias, o que reflete o nosso empenho em impactar positivamente a vida dos alunos e os seus hábitos de consumo. Acreditamos que as crianças têm um papel crucial na construção de um futuro mais saudável e consciente. Com o nosso estudo de impacto, em parceria com o CEIDSS, já foi possível ter resultados positivos após um ano de estudo. As famílias das mais de 750 crianças abrangidas destacaram o aumento do consumo de fruta fresca e de legumes em 12% e 9%, respetivamente, e a diminuição da ingestão de refrigerantes em 11%. Este ano, a aposta no digital permite-nos chegar ainda mais longe, oferecendo agora uma plataforma online interativa aos alunos e professores." explica Nádia Reis, Diretora de Brand Responsibility do Continente.
A Escola Missão Continente é uma iniciativa de responsabilidade social do Continente, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Em colaboração com instituições como a Direção-Geral da Saúde, a Federação Portuguesa de Futebol, e outras entidades académicas e científicas, o programa visa promover a educação para a saúde e sustentabilidade, impactando milhares de crianças e famílias em todo o país.
As escolas interessadas em participar no projeto podem inscrever-se até dia 27 de outubro, no site da Missão Continente em: https://missao.continente.pt/escola-missao-continente/formulario-de-inscricao-2024/
Sem comentários:
Enviar um comentário