fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

CÂMARA DA POVOAÇÃO ARRANCA COM PROJETO DE COMBATE AO ABANDONO E INSUCESSO ESCOLAR

Vai começar neste ano letivo com três a quatro turmas e no próximo ano abrangerá mais alunos da Escola Básica e Secundária da Povoação. Foi assim que o projeto denominado “Exceção Excecional”, com o propósito ajudar a combater o insucesso e abandono escolar no concelho da Povoação, foi dado a conhecer aos professores, auxiliares, Presidentes de Junta de Freguesia e demais entidades presentes no Auditório Municipal da Povoação.


As bases deste projeto foram apresentadas pela coordenadora Célia Barreto Carvalho, da Universidade dos Açores, numa parceria realizada com a Fundação Gaspar Frutuoso, e irão centrar-se em três grandes eixos: No primeiro, o designado “Expansão Emocional” pretende-se a implementação e desenvolvimento de sessões de grupo para trabalhar a regulação emocional, a motivação, a gestão de conflitos e outras competências de desenvolvimento pessoal, bem como a disponibilização de sessões de acompanhamento psicológico individual, que serão realizadas, entre outros técnicos, também por dois Psicólogos Clínicos estagiários, da Universidade de Coimbra, outra entidade parceira do projeto, sob a supervisão da coordenadora, Célia Carvalho.

No segundo eixo, o chamado de “Excelência Educativa”, prevê-se a realização de sessões de desenvolvimento pessoal e de promoção de competências socioemocionais junto dos agentes educativos, nomeadamente professores/as, auxiliares de ação educativa, pais/encarregados/as de educação, fundamentais para a capacitação dos mesmos na resposta aos comportamentos e emoções dos jovens. E, finalmente, no terceiro eixo, que será implementado só no próximo ano, o assinalado eixo da “Experiência Empoderadora”, pretende-se, em parceria com o Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal da Povoação, promover a integração dos jovens na comunidade, diversificando as oportunidades e fomentando o seu sentido de pertença e de autoeficácia”.


Rui Melo, em representação da Câmara Municipal da Povoação, entidade promotora do inovador projeto, orientado para os alunos da Escola Básica e Secundária da Povoação, mostrou-se muito satisfeito com a apresentação e o arranque do mesmo, elogiando a competência técnica de Célia Carvalho e da sua equipa e do trabalho fundamental que será realizado pelo Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal da Povoação e restantes intervenientes. No seu discurso, o Vereador da Cultura, agradeceu ainda o envolvimento dos professores, dos auxiliares, dos Presidente de Junta e da comunidade, em prol do sucesso escolar dos jovens da Povoação.


A Presidente do Conselho Executivo da Povoação; Elsa Silva, também se mostrou muito agradada com este projeto, lembrando que “foi pensado para os nossos alunos que acham que a escola não é o seu futuro. Vamos trabalhar para que possam pensar exatamente o contrário”.


Relativamente à Câmara da Povoação, que aceitou mais este desafio lançado pela escola assim como tantos outros, voltou a explicar que “a Câmara tem sido a nossa parceira de luta. Tudo que o temos pedido, felizmente temos conseguido”.


O projeto “Exceção Excecional” é promovido pela Câmara Municipal da Povoação e direcionado para a Escola Básica e Secundária da Povoação. Conta com as parcerias da Universidade dos Açores, através da Fundação Gaspar Frutuoso, da Universidade de Coimbra e é cofinanciado pela Fundação La Caixa - BPI. Este projeto tem por base uma abordagem multinível, onde se prevê a intervenção a nível individual, familiar, escolar e da comunidade.


E.M./Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot