fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 21 de junho de 2022

O POVOACENSE BERNARDO NEVES ATLETA DE “CULTURISMO NATURAL” VAI REPRESENTAR PORTUGAL EM BALI

Bernardo Miguel Pacheco Neves nasceu a 09/04/1998 (24 anos), é natural da freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, Lomba do Loução, concelho de Povoação. É competidor de Culturismo Natural, mede 1,80m e o seu peso corporal é de 80/82kg aproximadamente. Irá representar Portugal no próximo dia 24 de julho na ilha de Bali, Indonésia.


O jovem Povoacense Bernardo Neves exerce atualmente a profissão de Personal Trainer na cidade de Lisboa. Desde tenra idade sempre foi um apaixonado pela prática desportiva, sendo atleta praticante de judo, futebol (F.C. Vale Formoso), atletismo, badminton, voleibol, ténis, etc… tudo isto na Povoação onde conquistou vários títulos regionais, nacionais e até mesmo internacionais. O desporto e a atividade física sempre estiveram presentes na sua vida. 


Bernardo com os meus 18/19 anos, devido a uma lesão no joelho, teve de abandonar o contexto competitivo e começou a treinar apenas a sua condição física, onde deu os primeiros passos no Ginásio Alke Fitness propriedade do Povoacense Ernesto Amaral, sendo acompanhado nos seus treinos pelo próprio Ernesto e por Alexandre Ferreira. A partir daqui o Bernardo ganhou o gosto pela musculação e desde então até hoje, não vive sem o treino.



Este jovem Povoacense, disse ao blog "Um Olhar Povoacense" que sempre soube que queria trabalhar na área do desporto. Só não sabia em que área? Foi no ginásio Alke Fitness que encontrou o fitness, saúde e bem estar, sendo amor à primeira vista, afirmou-nos Bernardo Neves.


O Bernardo realizou uma formação intensiva de técnico especialista em exercício físico e saúde com a formadora Manz, tornando-se assim Personal Trainer. 



Atualmente Bernardo tem uma equipa de acompanhamento online de personal training, de seu nome "Team Azor", onde estão registados mais de 150 clientes com casos de sucesso, sejam eles de ganho de massa muscular, recuperação de lesões, perda de peso, etc…



A veia competitiva do Bernardo nunca desapareceu e, sentia ele um vazio dentro de si sem participar ativamente em competição. Disse-nos que é uma pessoa que trabalha por objetivos, por metas e por datas. E não ter uma data de uma prova competitiva é como andar numa estrada sem rumo e sem GPS, afirmou. Desde que encontrou o culturismo, que é uma modalidade desportiva conhecida mundialmente pelos amantes de musculação, nunca mais parou.



Infelizmente, existe uma enorme controvérsia desta modalidade devido ao uso expressivo de esteróides anabolizantes e outras substâncias dopantes, sendo o Bernardo contra o seu uso sem a prescrição ou acompanhamento médico, nunca mostrando o próprio interesse algum na toma destes produtos. O Povoacense Bernardo Neves procurou outras alternativas onde pudesse ingressar nesta modalidade sem ter a necessidade de competir contra atletas que fizessem uso dessas substâncias. E, foi aí que encontrou a WNBF. World natural bodybuilding federation. Uma federação mundial de culturismo natural onde todos os atletas são testados com exames clínicos, testes de urina, teste do polígrafo para confirmar se o atleta é de facto natural ou não. 



A WNBF é uma federação mundial, está espalhada pelo mundo inteiro e cada país é representante da federação. A exemplo temos a WNBF Portugal, WNBF Turquia, WNBF França, entre outros.



Este ano de 2022, no dia 02 de outubro, vai decorrer a primeira prova de Culturismo Natural em Portugal, na cidade Lisboa, em Almada. O atleta Povoacense Bernardo Neves irá participar nesta competição. 



No passado mês de março, a WNBF Indonésia fez uma parceria com a WNBF Portugal, e vai oferecer o voo, estadia, transporte, inscrição e o visto a 4 atletas portugueses para irem representar o seu país no próximo dia 24 de julho, na ilha de Bali. Para o efeito foi aberto um concurso onde quem quisesse participar poderia fazê-lo e tentar conquistar uma das quatro vagas disponíveis. O concurso consistiu em 90 dias de preparação. Os atletas tiveram que preparar o seu físico para subir a palco com o mínimo percentual de gordura, e, no final dos 90 dias enviaram um vídeo atualizado do seu físico à presidente da sua federação, que depois em conjunto com dois júris oficiais da WNBFmundial, escolheram os 4 melhores atletas para representarem Portugal na ilha de Bali. 



Dentro da WNBF, na categoria masculina, existem 2 categorias: Mens Physique e Bodybuilding. E para este desafio/concurso escolheram 2 atletas para competirem em Mens Physique e 2 atletas para Bodybulding. 


Em Março o Bernardo estava a recuperar de uma operação que fez no dia 06 de fevereiro ao pé direito, pois teve de colocar parafusos para fixar a estrutura óssea do pé, encontrando-se nesta altura ainda numa situação delicada de recuperação, a andar de canadianas, sem conseguir colocar o pé no chão nem fazer força no chão. Mas esta condição não foi motivo para o Bernardo desistir e, em conjunto com o seu preparador físico João Marques, decidiram aceitar o desafio de entrar no concurso, iniciando mesmo assim a sua preparação para os 90 dias de desafio.



Começou o Bernardo a treinar todos os dias. Ia sempre de canadianas para o ginásio. Iniciou uma dieta muito rigorosa e controlada porque não conseguia fazer cardio devido à sua lesão no pé. Foi um programa muito bem pensado e calculado perante aquilo que o atleta Povoacense conseguia fazer no momento. 


No dia 19 de junho foi anunciado os quatro vencedores do desafio, sendo o jovem atleta natural da Povoação um dos selecionados. Foi o Bernardo selecionado para ir representar Portugal a Bali na categoria Bodybuilding.



Confidenciou o Bernardo que este foi um sonho tornado realidade. "Esta foi a prova que mesmo com tantas barreiras à minha frente, mas com bastante trabalho, consegui atingir o meu sonho e objetivo", disse.


Com enorme alegria e satisfação estampada no rosto disse o Bernardo Neves ao "Um Olhar Povoacense": "Vamos partir para Bali no dia 19 de julho e a competição vai decorrer no dia 24 de julho. Comigo, carrego Portugal às costas mas acima disso, carrego os Açores, carrego a Povoação no meu coração. Por isso, independentemente do resultado final, esta já é uma vitória nossa, de todos os Povoacenses.


Sobre a WNBF Portugal:


- A WNBF Portugal foi fundada a 15 de maio de 2020 em Lisboa, Portugal por Hilda Amaral. 


Mensagem da presidente:


É com grande entusiasmo que pretendemos levar a WNBF a Portugal e criar uma equipa profissional que possa levar a nossa bandeira a eventos internacionais.

Fui inicialmente apresentada à WNBF na primeira competição de fisiculturismo natural da WNBF Filipinas, Makati em 2018.


Fui convidada para participar no seminário de formação de jurados e para avaliar os atletas da competição. Aprendi imenso neste curso de instrução, além de observar todo o trabalho, dedicação e comprometimento que os atletas passam nas suas jornadas competitivas.


A minha experiência nas Filipinas fez-me perceber que tinha competências e paixão suficiente para me afiliar a esta maravilhosa família internacional do fitness natural e querer ter esta responsabilidade de representar a federação em Portugal.


Durante o ano de 2020/21, vamos trabalhar arduamente para estabelecer e fazer crescer a WNBF em Portugal, e também para nos relacionarmos com ginásios e outras empresas que nos ajudem a crescer.


Em 2022, a WNBF Portugal irá iniciar eventos 100% testados e para atletas naturais, o que será a primeira vez na história do culturismo e do fitness em Portugal!


Aguardamos com grande expectativa a evolução dos nossos atletas e poder vir a ter uma equipa a representar Portugal nos Mundiais Amador e Profissional, esse é o nosso grande objetivo e faremos para acontecer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot