fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

CLASSIFICAÇÃO DA IMAGEM DE SANTA BÁRBARA APROVADA POR UNANIMIDADE

A Assembleia Municipal da Povoação aprovou por unanimidade, em sessão de 30 de novembro do corrente ano, a classificação da primitiva imagem da Ermida de Santa Bárbara, datada dos séculos XV/XVI, e considerada como a primeira ou das primeiras esculturas religiosas da ilha de São Miguel, numa proposta apresentada ao referido órgão autárquico pelo Movimento para a Recuperação da Ermida de Santa Bárbara, concelho da Povoação.

A iniciativa da classificação desta imagem como bem de interesse municipal, partiu do Movimento para a Recuperação da Ermida de Santa Bárbara numa tentativa de valorizar a Ermida e o seu espólio e contou com a prestigiosa e incansável colaboração da Historiadora Susana Goulart Costa, docente da Universidade dos Açores. Com esta iniciativa pretende-se, ainda, contribuir para a salvaguarda e valorização do património cultural do primeiro povoado da ilha.

Entre 2012 e novembro de 2014, esta imagem fui alvo de uma intervenção de restauro e conservação levada a cabo pelas oficinas da Divisão do Património Móvel, Material e Arqueológico da Direção Regional da Cultura, sediadas em Angra do Heroísmo, graças à boa vontade e sensibilidade da Dra. Luísa César.
Aguarda-se agora que a aprovação desta proposta seja enviada para a Direção Regional da Cultura, por parte da autarquia, para posterior parecer e deliberação.


É de salientar que na referida reunião da Assembleia Municipal, foi louvado o trabalho desenvolvido por esta mobilização.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot