fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 27 de abril de 2025

PROJETO DE NOVAS PISCINAS TERMAIS NAS FURNAS SEM ESTUDO

Autarquia baseia projeto em informações de pessoas conhecedoras e garante que há caudal suficiente para criação da nova piscina termal.


Autor: Nuno Martins Neves


O projeto da nova piscina termal na freguesia das Furnas, anunciada pela Câmara Municipal da Povoação em janeiro, não tem qualquer estudo a suportar a sua viabilidade, confirmou o presidente da autarquia, o socialista Pedro Melo, na última reunião de Câmara.


De acordo com a ata consultada pelo Açoriano Oriental,  o vereador do PSD, Francisco Gaspar, indagou, pela terceira vez consecutiva, pelo estudo de viabilidade do referido projeto, depois de já o ter feito nas duas últimas reuniões de câmara.


Na reunião do dia 21 de março, o vereador Rui Fravica Melo informou o social-democrata que “aquando da apresentação do projeto de arquitetura foi informado haver um estudo paralelo que garanta o abastecimento às futuras piscinas”, lê-se na ata.


Ora, na ata da reunião do dia 17 de abril, depois de nova interpelação de Francisco Gaspar, assinalando que ainda não tinha recebido o referido estudo, o presidente da autarquia informou que “não haver (sic) estudo escrito, mas sim informação de várias pessoas conhecedoras do assunto e que informaram que existe água bastante para abastecer as futuras piscinas termais projetadas”.


Segundo o mesmo documento, Pedro Melo acrescentou ainda que “vão existir piscinas de águas termais e piscinas de água corrente à temperatura ambiente”.


De acordo com o presidente, no âmbito do programa de concurso e caderno de encargos que está a ser elaborado com vista ao concurso de concessão, a ser lançado  pela Junta de Freguesia das Furnas, “essas situações eventualmente serão definidas, nomeadamente no que se refere aos caudais”.


O Açoriano Oriental inquiriu o executivo municipal sobre que pessoas foram ouvidas na elaboração do projeto, mas a Câmara Municipal da Povoação não respondeu até ao fecho da edição.


De recordar que o projeto apresentado para a construção de novas piscinas termais na Avenida Manuel de Arriaga, nas Furnas, contempla quatro piscinas de águas termais com diferentes temperaturas, estando também integrado neste espaço um campo de minigolfe e zonas ajardinadas, além de estar prevista a requalificação do coreto existente, que se transformará num espaço de esplanada.


Em março, o Açoriano Oriental ouviu dois especialistas, o arquiteto Kol de Carvalho e o hidrogeólogo Rui Coutinho, que questionaram a viabilidade das novas piscinas termais, nomeadamente alertando para a necessidade de um estudo hidrogeológico que explique como será feita a alimentação termal.


Fonte: Jornal 🗞️ Açoriano Oriental

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot