O livro "Viola da Terra - Crónicas", do músico e professor Açoriano Rafael Carvalho, foi aprovado para integrar a “Lista de livros recomendados pelo Plano Regional de Leitura (PRL)” a partir de 2023/2024.
Os resultados foram publicados no Portal da Educação Açores, neste início do mês de Novembro, sendo que a edição integra a listagem dos livros recomendados por nível/ciclo de ensino para o Ensino Secundário e Equivalente, com a orientação de apoio a projetos de música/etnografia.
De acordo com a informação do site do PRL, “O Plano Regional de Leitura, iniciativa da Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, é operacionalizado pela Direção Regional da Educação e Administração Educativa e pretende agregar os projetos de promoção da leitura e de formação de leitores competentes. Este programa visa aumentar os níveis de literacia e de leitura, a diversificação das tipologias e dos suportes da leitura e o enraizamento dos hábitos de leitura na totalidade da população açoriana.”
O livro “Viola da Terra – Crónicas”, do músico e professor Açoriano Rafael Carvalho, foi apresentado a 1 de Outubro de 2021 na Livraria Letras Lavadas, comemorando o Dia da Música e inserido nas comemorações do Dia da Viola da Terra. Este livro surgiu como resultado de uma série de crónicas publicadas no ano de 2018 no jornal Atlântico Expresso, com a clara intenção de falar sobre a viola da terra, suas características, afinações, técnicas de execução, repertórios e contextos, numa linguagem simples e directa.
Foi ainda acrescentada uma última crónica, sobre o “Dia da Viola da Terra”, crónica esta que encerra o livro, no sentido de contribuir com mais conhecimento sobre a viola e sobre esse processo, liderado por várias associações e músicos, como forma de incentivo para a oficialização deste dia, nos Açores e comunidades açorianas, oficializado pela ALRAA em abril do presente ano.
Para Rafael Carvalho esta inclusão no PRL é o reconhecimento da importância desta compilação de artigos em livro, quer pela explicação das características da Viola, contextos, simbologia, afinação e técnicas de execução, quer pela actualização de informação que o mesmo comporta, com a descrição de algumas das actividades mais relevantes para a história actual da nossa Viola, das quais destaca o Encontro de Violas Açorianas, Festival Violas do Atlântico, Orquestra de Violas da Terra e Comemorações do Dia da Viola da Terra em várias Ilhas dos Açores e envolvendo inúmeros músicos e entidades desde 2019.
“Viola da Terra – Crónicas” é o quarto livro editado pelo músico Açoriano. Rafael Carvalho conta ainda com 3 manuais do seu “Método para Viola da Terra”, como resultado do seu trabalho de leccionação e estruturação do curso curricular de Viola da Terra no Conservatório Regional de Ponta Delgada, onde leccionou de 2008 a 2022. Tem ainda 8 álbuns a solo editados, 2 em duo e 2 em trio.
Sem comentários:
Enviar um comentário