É natural da Lomba do Loução, onde nasceu a 19 de novembro de 1955, filho de Guilherme Vieira e de Maria do Carmo Moniz Cardoso. É casado com Maria Odília de Frias Franco.
Licenciou-se em Enfermagem, no ano de 2000, pela Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada.
Exerceu Enfermagem no Centro de Saúde de Povoação e pertenceu ao seu Conselho de Administração, de 1992 a 1999, exercendo o cargo de Vogal de Enfermagem, tendo este Conselho de Administração iniciado a preparação para a construção do novo Centro de Saúde. Atualmente está reformado.
Foi delegado sindical do Grupo de Enfermagem, no Centro de Saúde, durante vinte e cinco anos. Ainda na área de enfermagem, foi convidado a ser professor de Saúde, no então Externato Maria Isabel do Carmo Medeiros, onde lecionou entre 1982 e 1992.
No campo social, Mário Jorge Vieira esteve ligado a várias instituições do concelho de Povoação, nomeadamente ao Mira-Mar Sport Clube; à Sociedade Filarmónica União e Amizade, onde foi presidente de Assembleia-Geral e da Direção; ao coral de Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, entre os anos de 1983 a 1993 e de 2002 a 2005, tendo sido ainda membro da Comissão de Festas, durante vários anos. Hoje em dia, pertence aos órgãos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Povoação, desempenhado o cargo de 2º secretário da mesa da Assembleia Geral.
A nível político, o nosso biografado, em 1982, foi eleito Secretário da Junta de Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, tendo mais tarde exercido o cargo de Presidente de Junta de Freguesia, durante dois mandatos, entre 1985 e 1993.
Durante o período em que foi presidente, foram resolvidos vários problemas da freguesia, tendo como obras emblemáticas a abertura da Avenida de Nossa Senhora dos Remédios e das ruas Sebastião Cabral e Mestre João da Costa, bem como a construção do campo de jogos da Lomba do Loução.
Foi vereador da Câmara Municipal de Povoação, entre 1994 e 2002, tendo a seu cargo os Pelouros da Cultura e do Desporto, e exerceu o cargo de Vice-Presidente da mesma Câmara Municipal. No âmbito das suas funções, desenvolveu diversas atividades ligadas à cultura e ao desporto, onde se destacam, a título de exemplo, o Festival da Canção Infantil da Povoação, agora com o nome de “Caravela d’Ouro”, e o impulso que deu na criação da Orquestra Ligeira da Câmara Municipal de Povoação.
Hoje dedica-se ao ramo empresarial da restauração, sendo sua propriedade a Quinta da Madeira Velha.
Um Olhar Povoacense endereça-o muitos Parabéns e um feliz dia de Aniversário! Que esta marcante data se repita por muitos e longos anos, sempre acompanhados de muitas alegrias e principalmente saúde.
Sem comentários:
Enviar um comentário