Devido ao historial de ocorrência de deslizamentos de massa dos taludes sobranceiros à estrada da Ribeira Quente, que por várias vezes afetaram a circulação rodoviária, esta empreitada contemplou uma intervenção em vários troços da Estrada Regional, por forma a completar a intervenção da primeira fase.
Na zona adjacente ao túnel existente, foi projetada a construção de uma estrutura em falso túnel, também designado de semi-túnel, de forma a proteger a faixa de rodagem e os seus utilizadores de eventuais deslizamentos, face às características da encosta sobranceira à Estrada Regional, com forte pendente e altura, de cerca de 300 metros, com ocorrência frequente de movimentos de vertente significativos.
O semi-túnel tem uma extensão de cerca de 210 metros e é constituído por estrutura em pórticos de betão armado espaçados de quatro metros e uma laje de cobertura maciça.
A parte do semi-túnel do lado da ribeira é aberta, ficando apenas os pilares, sendo o lado do talude de escavação completamente fechado por uma parede de 30 centímetros de espessura, posicionada entre os pilares.
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