fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

A PAIXÃO DE UM JOVEM MÚSICO RIBEIRAGRANDENSE

Samuel Pedro Alexandre Couto
Samuel Pedro Alexandre Couto, nasceu a 18 de janeiro de 1999, às 00 horas e 50 minutos no Hospital de Ponta Delgada, filho de Pedro Miguel Correia Couto e de Carla Isabel da Ponte Alexandre Costa, tendo crescido no seio de uma família humilde e num lar tranquilo com muito amor e carinho, naquela pacata comunidade da Freguesia da Conceição da Ribeira Grande.

Todos nós sabemos que os objectivos de cada família, essencialmente os pais querem é criar os filhos da melhor maneira possível, dando ou orientando as vocações deles ao mesmo tempo incentivando-os a escolherem os seus trajetos, ou seja, os seus trilhos na vida futura, permitindo também autoconfiança neles.

Mas a vida tem um jeito incrível de aproximar pessoas, e foi exatamente isso que ela fez, aquando das pernoitas de romeiros em minha casa de uma forma inesperada, mas extraordinária, hoje, fico feliz por poder fazer parte da vida de uma amizade honesta e fiel que foi desenvolvendo-se e construindo aos poucos até à presente data.

Neste caso em concreto, falo do jovem amigo “irmão” romeiro Samuel Couto, que outrora pernoitou em meu humilde lar, em conjunto com outros irmãos romeiros, e a partir daí, nunca mais parou: uma amizade enriquecedora! Quem é o jovem Samuel Couto?

É um jovem de apenas 18 anos, do Concelho da Ribeira Grande, essencialmente da Freguesia da Conceição, frequentou a instrução primária e depois conclui o 9º ano de escolaridade na Escola Secundária da Ribeira Grande. Mais tarde quis ingressar no “mundo” da música, iniciando os seus estudos musicais na escola de música da Sociedade Recreativa Filarmónica de Nossa Senhora das Vitórias da freguesia de Santa Bárbara, do referido Concelho de Ribeira Grande, com o senhor Carlos Cymbron, com apenas 12 anos, e já vai com 7 anos que frequenta a referida Filarmónica. Além disso, convém referir que é padrinho do jovem e foi pelas mãos do referido padrinho como se costuma dizer popularmente que começou a frequentar aquela Filarmónica.

Atualmente é maestro da mesma dando continuidade a todo o trabalho desenvolvido pelo grande Ilustre maestro Leonardo Cymbron, pai do atual maestro Carlos Cymbron.

Em meu entender, não posso deixar de salientar o grande Ilustre Senhor Leonardo Cynbrom o seguinte: “A Sociedade Recreativa Filarmónica Nossa Senhora das Vitórias, freguesia de Santa Bárbara, concelho da Ribeira Grande, foi fundada no dia 30 de Agosto de 1986, pelo Sr. Leonardo Medeiros Cymbron, músico amador, natural de Santa Cruz da Lagoa. Na sua infância foi elemento da Banda do Rosário da Lagoa e como maestro tinha o tão conhecido músico e compositor, o Sr. António Moniz Barreto, mais conhecido por “Criador”.

Com o seu amor pela arte musical, o Sr. Leonardo Cymbron decidiu fundar uma Banda Filarmónica na freguesia de Santa Bárbara, onde a pecuária e a agricultura são as suas principais atividades. Assim sendo, no dia 30 de Agosto de 1986, dia de Nª Sª das Vitórias, esta jovem Filarmónica micaelense apresentou-se ao público”.

Samuel Couto, em 2013, ingressa no Conservatório Regional de Ponta Delgada, tendo como professor de trombone o Senhor Roberto Martins e durante a sua passagem pelo Conservatório frequentou master classes (é uma expressão inglesa que se refere a uma aula dada por um especialista detentor de notório saber em determinada área do conhecimento. A expressão é empregada principalmente nas artes e, em particular, na música) e com alguns outros professores de grande “renome” professores esses como Nuno Scarpa, Bruno Flahou e Zeferino Pinto.

Além disso o jovem Samuel, vai-se dedicando de inteira alma, à música, principalmente ao instrumento trombone, com muito empenho, dedicação, sacrifício, garra e muita força de vontade, que acaba também por frequentar vários estágios de orquestra de sopros todos eles promovidos pelo Conservatório Regional de Ponta Delgada.

Este jovem açoriano do Lado Norte de São Miguel, por tão humilde que é, sabe que na vida nada é fácil, tudo se faz com sacrifício e dedicação, ou amor à camisola, expressão utilizada popularmente nos nossos dias, e é com toda a humildade e disponibilidade que vai cooperando várias vezes com a Banda Militar dos Açores, na orquestra ligeira da Ribeira Grande, orquestra ligeira de Ponta Delgada, Sinfonieta de Ponta Delgada e também já colaborou mais do que uma vez com as filarmónicas de todos os concelhos da ilha de São Miguel.

O jovem em causa, neste momento faz parte da Orquestra Regional Lira Açoriana, "orquestra de sopros dos açores", a qual é composta, desde o seu início, ou da sua fundação em 1998, e é formada por um conjunto permanente de músicos recrutados das várias filarmónicas dos Açores, e "variará entre 40 e 70 elementos, escolhidos através de um processo de seleção nas ilhas do arquipélago".

É uma excelente iniciativa, porque ao mesmo tempo também está a apostar muito na formação para melhorar a prestação dos jovens que depois levarão para as suas filarmónicas os ensinamentos ali prestados pelos respectivos dirigentes, maestros.

Tendo como lema na sua vida futura a música essencialmente, “embarca” num grande projeto no mês de Setembro do ano findo, ingressando na classe de trombone do professor Nuno Scarpa na Esproarte — Escola Profissional de Arte de Mirandela, em Portugal Continental, onde pretende concluir o seu 12º ano com um curso profissional de música, e por aí já se nota que é um excelente jovem talentoso, empenhado com uma vontade enorme de seguir uma carreira profissional na arte da música e que luta e bem pelos seus objectivos, a fim de um dia chegar a uma meta definitiva: a música. Em abril de 2017, frequenta durante uma semana na Vila da Povoação um whorshop alusivo à arte da música organizado pela Academia de Música de Povoação com a colaboração da Banda Militar dos Açores, saindo da formação mais enriquecedor.

Para finalizar, deixo aqui um testemunho de um jovem da mesma idade, daquela da referida Freguesia da Conceição, cidade de Ribeira Grande:

O Samuel para mim é mais do que um sobrinho, considero-o mais como um irmão. Somos praticamente da mesma idade e fomos criados juntos por isso sou das pessoas que mais o conhece na vida e que sempre o acompanhou na mesma. É uma pessoa humilde, amigo dos seus amigos e com grandes objetivos de vida e neste momento com o objetivo de ter uma carreira musical está a percorrer um caminho que nem sempre é fácil, pois encontra-se longe da sua família e das pessoas que mais gosta. O Samuel adora a música, todos os dias toca no seu instrumento (trombone) e vê-se que gosta imenso do que faz. Ele sempre supera os obstáculos que o surgem e vai à procura de crescer ainda mais como músico. É alguém que tem uma enorme força de vontade e que com grande esforço e dedicação está a ser bem sucedido fora das suas origens. Para este meu “irmão” eu desejo tudo de bom e espero que alcance todos os seus objetivos.
Lisandro Ponte

Amigo e “irmão” Samuel Couto, desejo-te muito sucesso profissional nesta tua nova etapa e que estes passos sejam apenas o início de uma longa carreira onde certamente conseguirás muitas alegrias e vitórias.

Felicidades!

Coordenação de João Costa Bril.

Povoação, quarta-feira, 10 de janeiro de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot