fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

ANO NOVO SORRIDENTE

O limiar de cada dia é sempre incógnito; ao celebrarmos aniversário passagem de ano ou seu início “recheamos o cérebro de sonho” brindando ecoa o trivial: Feliz Ano Novo ou aniversário haja saúde e amor sendo crente com fé dirá. A graça de Deus e paz o restante virá por acréscimo. Em início de ano novo foi uma Sra. consultar a vidente para que lhe previsse o futuro se risonho ou não… consultou a bola de cristal a vidente e disse. A Sra. será feliz vai ser mãe de três filhos, o primogénito será assassino o segundo pedinte e o terceiro seu ultimo filho será ladrão. Surpresa, confusa e triste ficou a Sra. logo interrogou a vidente. Como poderei ser feliz com filhos com triste sina?

Sorriu-lhe a vidente; retorquindo o primeiro será médico o segundo padre e o terceiro advogado, como vê serão pessoas conceituadas. Celebra a Igreja Cristã o aniversário do nascimento de Jesus; logo depois a Sagrada Família, Sta Maria Mãe de Deus no primeiro dia do ano a seis a Epifania do Senhor dia de reis como é usual dizer-se.

O primeiro “mártir cristão foi Estêvão logo depois os Stos. Inocentes” e em cada dia do ano prossegue festejando seus Santos no local da Praia Formosa como é do vosso conhecimento festejam Sto. Amaro que tem muitos devotos que o veneram e ao Sto. recorrem em momento de aflição a estorieta que vos deixo é verídica e com um nadinha de graça. Viveu em Valverde tia Angelina Ferreira era uma Sra. sem papas na língua como se costuma dizer mas com um “coração d`ouro”. Encontrei-a num dia já longínquo no Largo de Sto. Antão e vi-a com um braço “empanado” passe a expressão, súbita foi a minha interrogação. Oh tia Angelina o que é que lhe aconteceu no braço?

Retorqui-me escorreguei e parti-o.

Disse-lhe – Isto é que foi pouca sorte na sua idade vai custar mais a curar. Há-de se ver respondeu. Tia Angelina é uma mulher de fé faça uma promessa a Sto. Amaro.

Eu!? Isso é que não… o ano passado parti esse outro e fiz-lhe uma promessa, e paguei-lhe com um braço de massa gostosa maneirinho tão bem feito e o “velhaco de Sta. Amaro” partiu-me este outro. Não leva mais nada… Velhaco ainda que eu perca os dois olhos! Deus a livre de tal tia Angelina senão a Sra. teria de fazer uma promessa a Sta. Luzia. Olhou-me de revês e disse. Até outro dia, tenho mais que fazer do que vos aturar. Quando internada no velho hospital perguntou-lhe o Sr. Doutor se ela se sentia bem ao que ela respondeu: não Sr. por causa desta cama: pois ela é mais alta que o cavalo do Frieza e tenho medo de dar mais um trambolhão. P`lo eu – P`lo eu!

Sorriu-lhe o médico e disse-lhe. Isto não vai acontecer e se; cá estou eu…

Obei – obei Sr. Dr.

A maioria das marienses e não só; sabem que a primitiva Ermida do Aeroporto foi construída pelos operários ao serviço das forças armadas americanas no período da segunda grande guerra mundial. Na época foi esta conhecida por arco-íris devido aos diversos cultos ali celebrados, naquela época conturbada foi ecuménica.

Graciosa peripécia vivi ao passar junto da Ermida ali encontrei alguns miúdos não sei precisar o número certo um deles o Manuel Alonso Reis estudava e colaborava no toque dos sinos e bem assim na Eucaristia. Estava o Manuel com braços e mãos atrás das costas e com aquela vivacidade característica dos Alonso e Reis pediu-me para imitar a voz do cão a que atendi.

Com dois ou três au –au ligeiro como o vento veio ele com braços e mãos para a frente trazendo um osso… Toma lá, pega disse ele. O que tu tens é fome!

Gargalhadas em uníssono e a minha jorrou como cascata.

Foi uma feliz ideia: se a vida nos dá sorrisos também nos dá lágrimas.

Nestas estorietas, nunca foi, não é intenção, ser trocista com quer que seja e sim sorrirmos um pouco recordando vivências ternas de familiares e amigos falecido ou não que vivem em nosso coração em nossa memória; recordar é viver, sorrir suaviza adoça amargo de vida.

Benjamim Carmo

Povoação, sexta-feira, 5 de janeiro de 2018.    

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot