fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 2 de julho de 2015

BRANDÃO DA LUZ E REBELO MOTA HOMENAGEADOS NO 176º ANIVERSÁRIO DA POVOAÇÃO

O professor universitário José Luís Vasconcelos Brandão da Luz e José Rebelo Mota serão agraciados, com o título de Cidadão Honorário, no dia 3 de julho, data em que o concelho da Povoação celebra 176 anos de vida.

A mais alta distinção honorífica do município será atribuída a Brandão da Luz, ilustre povoacense que se destacou no mundo das Ciências Filosóficas e sempre se manteve ligado à terra, tendo assumido o cargo de Presidente da Assembleia Municipal da Povoação durante dois mandatos na década de noventa.

José Luís Vasconcelos Brandão da Luz, natural da Vila da Povoação, nasceu a 4 de Novembro de 1948. É filho de António Brandão da Luz e de Hortênsia Maria de Melo Vasconcelos Brandão da Luz, e casado com Amélia Augusta Ribeiro Correia Brandão da Luz, com quem tem dois filhos e quatro netos.

Frequentou o ensino primário, na terra natal, e o ensino secundário e complementar, no antigo Externato de Vila Franca e no Liceu de Ponta Delgada. Prosseguiu estudos na Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa, onde se licenciou em Filosofia, com a classificação final de 15 (quinze) valores, após ter realizado, em 1973.

Em 1978, concluiu o estágio pedagógico em Filosofia, no Liceu de António Nobre, do Porto, com classificação de 16 (dezasseis) valores, tendo exercido a docência no ensino complementar em Braga, Porto e Bragança.

Em 1992, obteve o grau de Doutor em Filosofia, com a tese Jean Piaget e o Sujeito do Conhecimento, com a classificação máxima para provas do género, Distinção e Louvor e com a recomendação de publicação da dissertação, o que se concretizou, em 1994, pelo Instituto Piaget de Lisboa. Em 2000, obteve o título de Agregado em Filosofia, na disciplina de Epistemologia, tendo sido aprovado com a classificação de Excelente e Mérito, tendo o relatório apresentado servido de base ao livro Introdução à Epistemologia: Conhecimento, Verdade e História, publicado na Imprensa Nacional, em Lisboa, em 2002.

Ingressou como assistente convidado do Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais da Universidade dos Açores, em 1981, e passou, sucessivamente, a assistente em 1985, professor auxiliar em 1992, professor associado em 2002 e professor catedrático em 2006. Encontra-se, presentemente, aposentado, desde 2012.

Foi, igualmente, diretor do curso de História e Filosofia, presidente da Comissão Organizadora da Formação Contínua de Professores, membro da Comissão Instaladora do CIFOP, membro da Assembleia da Universidade dos Açores, do Senado e do Conselho Científico. Foi ainda diretor do Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais e Vice-Reitor da Universidade dos Açores, de 2003 a 2011.

Tem integrado a comissão científica de diversos congressos, colóquios e publicações, e tem feito parte de júris de provas académica e de concursos em diversas universidades nacionais. É membro fundador de algumas associações portuguesas de Filosofia, como a Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica e a Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa. Foi membro de várias associações, como a Jean Piaget Society: Society for the Study of Knowledge and Development e o Instituto de Filosofia Luso-Brasileira.

Tem proferido conferências e comunicações em colóquios, simpósios e congressos, realizados nos Açores, em Portugal e no estrangeiro, e tem também participado em diversos projetos de investigação, designadamente do Centro de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, de que é membro.

Conta com cerca de uma centena de títulos em periódicos, enciclopédias, livros e revistas de especialidade, nas áreas da filosofia do conhecimento e da filosofia em Portugal.

Na Sessão Solene Comemorativa dos 176 anos de elevação a Concelho da Povoação, que terá lugar, no dia 3 de julho, pelas 18 horas, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, será igualmente agraciado, a título póstumo, José Rebelo Mota.

O locutor e jornalista foi também sempre um grande amigo da Povoação, peça fundamental no processo de geminação entre as Vilas de Dartmouth e Povoação, irmandade que este ano está a comemorar 25 anos de vida.

Rebelo Mota foi mais de 25 anos diretor e rosto do emblemático Canal dos Emigrantes “ O Portuguese” (Canal 20), de New Bedford, nos Estados Unidos da América, personalidade que dedicou grande parte da sua vida às notícias da comunidade lusa, tendo falecido em dezembro de 2012, vítima de doença prolongada.

Fonte: Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot