fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 1 de julho de 2015

POVOAÇÃO AFIRMA-SE COMO O “BERÇO DO POVOAMENTO” DA ILHA DE SÃO MIGUEL

No dia 3 de julho, data em que o Concelho da Povoação celebra 176 anos de vida, a Câmara Municipal vai inaugurar a estátua do “Primeiro Povoador”, homenageando, assim, os primeiros povos que desembarcaram na Povoação, em 1432, que deram início ao povoamento da ilha de São Miguel.

A escultura alegórica, de grande porte, que nos reporta ao início do povoamento foi executada por João Vitor Moniz e realizada a partir de uma de várias pedras de grandes dimensões que foram retiradas, no ano passado, do Porto da Povoação, aquando do seu desassoreamento e que hipoteticamente bem podem ter sido as primeiras para onde os povoadores saltaram quando viram terra firme, de acordo com os relatos históricos de Gaspar Frutuoso.


A ideia de aproveitar estas pedras com grande significado histórico partiu de Carlos Ávila que quer colocar definitivamente no mapa do roteiro turístico a Povoação como o berço do povoamento da ilha de São Miguel. “Eu sempre quis marcar a Vila da Povoação como o primeiro povoado da ilha de São Miguel. Este é o seu facto histórico mais relevante e a forma de o destacar é fazer simbologia que nos reporte a 1432. A primeira foi a Porta do Povoamento, edificada há uns anos atrás, e agora, com estas pedras, estamos a criar estes símbolos que relembram o início do povoamento”, afirmou o autarca da Povoação.

A escultura que será inaugurada no dia 3 de julho, pelas 19 horas, e que contará com a explicação de Carlos Melo Bento é uma verdadeira obra de arte, que vai perpetuar a chegada dos povoadores à ilha do Arcanjo São Miguel. “ O João Vitor conseguiu conceber uma escultura alegórica que será a memória do primeiro povoador que desembarcou na ilha de São Miguel, aqui na Povoação. Outras hão de surgir para marcar esta data histórica do nosso povoamento”, explicou Carlos Ávila.

Dar um passeio pela beira-mar da Vila da Povoação será, cada vez mais, um verdadeiro encontro com o passado, de uma história que corre nas veias de qualquer micaelense.

Fonte/Foto: Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot