fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 10 de julho de 2015

PORTARIA QUE DEFINE INTERDIÇÃO DE 15 DIAS À PESCA DE GORAZ NOS AÇORES FOI HOJE PUBLICADA

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, após audição dos parceiros do setor, decidiu implementar uma paragem na pesca do goraz nos Açores por um período de 15 dias.

Uma portaria publicada hoje em Jornal Oficial estabelece um período de interdição para a captura de goraz entre 15 e 31 de julho.

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou que esta é “uma medida de gestão inteligente da quota”, frisando que “julho é um dos meses do ano em que o goraz apresenta um valor mais baixo em lota”.

A interrupção desta pescaria no caso das capturas avaliadas a 15 de junho excederem 65% da quota disponível tinha sido discutida na reunião do Conselho Regional das Pescas realizada a 30 de abril, sendo que, até ao momento, foram capturadas mais de 460 toneladas de goraz, valor que corresponde a 68% da quota regional para esta espécie.

“Se a Região esgotar as possibilidades de captura antes dos meses de novembro e dezembro, quando o preço do goraz é tendencialmente mais elevado, os pescadores podem sofrer uma quebra rendimentos”, frisou Fausto Brito e Abreu.

O Secretário Regional do Mar adiantou ainda que, “em função da evolução das capturas até meados do mês de setembro, será ponderada a necessidade de uma paragem semelhante, de 15 dias, durante o mês de outubro”.

A portaria publicada hoje surge na sequência das várias medidas que o Governo dos Açores tem implementado com o objetivo de valorizar o pescado açoriano, contribuindo para a conservação das espécies e, simultaneamente, para o aumento de rendimento dos pescadores.

Testo: GaCS/GM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot