A
Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC) volta a apoiar este ano, de forma
gratuita, os cidadãos na entrega pela Internet das declarações de rendimentos
relativas ao ano de 2013.
O
calendário definido pela Autoridade Tributária e Aduaneira determina que a
entrega das declarações para os titulares de rendimentos das categorias A e/ou
H (trabalho dependente e/ou pensões) faz-se online durante o mês de abril,
enquanto os titulares de rendimentos das restantes categorias deverão proceder
à entrega online das declarações em maio.
Os
cidadãos, de acordo com o período mais adequado a cada caso, poderão dirigir-se
às lojas da RIAC e proceder à entrega das suas declarações online, com o apoio
dos profissionais desta rede.
Este
ano surge como novidade, ainda em fase experimental, a disponibilização da
funcionalidade de agendamento para a realização deste serviço em algumas lojas
selecionadas, nomeadamente Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, Porto Judeu,
Parque Atlântico e São Sebastião.
O
agendamento poderá ser efetuado através da Linha Verde (800 500 501) ou do
endereço eletrónico riac@riac.gov.pt
Esta
novidade insere-se na política de melhoria contínua do serviço prestado aos
cidadãos e pretende contribuir para um aumento da comodidade, evitando filas de
espera e desperdício de tempo.
Nas
cinco lojas selecionadas, este serviço de apoio na entrega das declarações de
IRS realiza-se exclusivamente por agendamento, enquanto nas restantes lojas da
RIAC o atendimento continuará a ser feito por ordem de chegada.
A
RIAC, um instituto público na dependência do Vice-Presidente do Governo
Regional dos Açores, está também disponível para esclarecer as dúvidas dos
cidadãos em relação a esta e outras matérias, através dos seus vários canais de
atendimento, nomeadamente o número verde gratuito 800 500 501, o endereço
eletrónico www.riac.azores.gov.pt ou
através do Facebook em www.facebook.com/riac.gov
A
Rede Integrada de Apoio ao Cidadão dispõe de 51 lojas em todos os concelhos dos
Açores, em Lisboa, em Toronto (Canadá) e em Fall River (EUA), além de um Centro
de Contactos e um portal na Internet, disponibilizando um vasto leque de
conteúdos informativos em diversas áreas para facilitar o acesso dos cidadãos à
Administração Pública Regional, Central e Local e a outras entidades públicas
ou privadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário