fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS CONCELHO DA POVOAÇÃO


Situada numa das encostas da Povoação, a freguesia de Nossa Senhora dos Remédios é constituída pelas Lombas do Loução e Alcaide, elevada a esta condição em 1957.

O topónimo de “Loução”, atribuído à Lomba, teve a sua origem no nome de um João de Loução, personalidade dos meados do século XVI, que construiu numa entrada da Bacia da Povoação uma caravela. Por sua vez, o nome da outra Lomba, indica o lugar onde tiveram assento os Ferreiras de Azevedo, que foram Alcaides da Povoação no século XVII.

Com 1.072 habitantes e sendo a terceira freguesia mais populosa do concelho, Nossa Senhora dos Remédios vive, sobretudo, da agro-pecuária.

Dos pratos típicos podemos destacar a sopa de feijão, os torresmos, a sopa de funcho com favas, as papas grossas e a açorda de feijão com pimenta da terra salgada.

Quem passar por esta freguesia terá, obrigatoriamente, de visitar alguns itinerários turísticos de referência, como os Miradouros do Pico Longo e do Pôr-do-sol, o Museu do Trigo e a Herdade do Monte Simplício, embora, este último, de propriedade privada

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot