Foto de: Um Olhar Povoacense |
Depois de aqui no nosso blogue termos postado um antigo moinho de água, situado logo no início da Lomba do Carro, freguesia de Povoação, fomos alertados por seguidores nossos de que haviam mais moinhos nesta Lomba do concelho da Povoação, na Canada dos Serrilhas. Rapidamente procurei obter mais informações e contatei o João Martins, nascido e criado na Lomba do Carro, e que de imediato prestou-se a guiar-me ao local dos antigos moinhos.
Descemos a Canada dos Serrilhas e ao terminar a íngreme descida demos logo de caras com o primeiro moinho, propriedade do Sr. Gilberto Arnaldo Amaral, este, encontra-se ainda em bom estado de conservação como podem constatar no vídeo abaixo. Subindo uns metros ribeira a cima encontramos um segundo moinho, este, já completamente degradado em que a natureza tomou conta dele, era propriedade do Sr. Luís Sousa (falecido), era mais conhecido entre os locais por Luís do Porto, um tio da povoacense Sr.ª Inês Câmara.
Foto de: Um Olhar Povoacense |
O nosso guia João Martins disse-nos que na Lomba do Carro existem seis antigos moinhos de água, alguns dos quais atualmente estão consumidos pela vegetação.
Estes moinhos são estruturas de aproveitamento da energia cinética da água, que permitem a moagem de cereais. Era um dos antigos processos para moer cereais e produzir farinha.
Foto de: Um Olhar Povoacense |
A nossa ilha é dotada de condições de clima e de solos favoráveis ao crescimento e desenvolvimento de culturas capazes de satisfazer necessidades essenciais de subsistência alimentar, e em outros tempos a Povoação foi batizada de “Celeiro da Ilha”. Localizada na parte oriental da ilha a bacia da Povoação, em virtude das características orográficas e qualidade dos solos, desenvolveu grande produção agrícola e cerealífera, destacando-se a cultura do milho em abundância e qualidade que permitia a exportação em quantidade para outros lugares suprindo necessidades locais. Daí advém a explicação para a grande quantidade de moinhos que existiam no nosso concelho e que davam trabalho a muita gente.
Foto de: Um Olhar Povoacense |
Os moinhos são parte integrante da nossa história, história esta que deve ser preservada e dada a conhecer às gerações mais novas, bem como a quem nos visita. Seria muito importante e gratificante que as nossas entidades criassem um roteiro de antigos moinhos por freguesia, identificando os seus locais e sua história.
O nosso guia: João Martins |
Um agradecimento ao amigo João Martins, que ao ser abordado sobre o assunto de imediato se dispôs a guiar-me ao local, sendo, que, está prometido num destes dias com mais tempo efetuar uma expedição por antigos trilhos na Lomba do Carro, onde poderemos vir a descobrir mais alguma estrutura de antigo moinho.
Visualize abaixo o vídeo 👇
Obrig pedro por mostrar fui criada por ai muita vez por essa Canada meu pai tenha uma Quinta por esses lados😪
ResponderEliminar