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terça-feira, 8 de março de 2022

COMBUSTÍVEIS: RECLAMAÇÕES RELACIONADAS COM AUTOVOUCHER DISPARAM 69%

Dificuldades com o reembolso e problemas com a inscrição/adesão são os principais motivos de queixa dos consumidores



O Portal da Queixa identificou uma subida significativa do número de reclamações relacionadas com o Autovoucher. Entre 28 de fevereiro e 6 de março, o número de queixas disparou 69% comparativamente com a semana anterior. Dificuldades com o reembolso e problemas com a inscrição/adesão são os principais motivos de queixa dos consumidores.

Esta segunda-feira, o subsídio mensal de cinco euros do Autovoucher passa a ser de 20 euros para colmatar a forte subida do preço dos combustíveis no bolso dos consumidores. A medida foi anunciada pelo Governo, na sexta-feira passada, de modo a mitigar o impacto do aumento do preço petróleo, agravado pela atual guerra entre a Rússia e a Ucrânia. 

Nos últimos dias, a maior movimentação gerada pelos contribuintes no site do IVAucher - mesma plataforma que gere o Autovouvher -, resultou na intensificação das reclamações registadas no Portal da Queixa dirigidas à SaltPay, a operadora responsável pela gestão do programa.

Segundo a análise da maior rede social de consumidores, entre 28 de fevereiro e 6 de março, o número de queixas disparou 69% comparativamente com a semana anterior. Em apenas dois dias (5 e 6 de março), as reclamações dirigidas à operadora SaltPay representam 29% do total de queixas verificado desde o início do ano. 

Entre os principais motivos de reclamação dos portugueses estão as dificuldades com o reembolso, problemas com a inscrição no programa e na adesão ao Autovoucher, condição necessária para aceder ao apoio e usufruir do desconto. 

Rafael Carlos é um dos consumidores que refere ter-se deparado com “erros” na sua inscrição: “Quando chega a parte se receber o SMS de confirmação, o mesmo não chega e mesmo que que se carregue para reenviar dá erro.” 

João Braz é um dos consumidores que aderiu ao programa Autovoucher e que alega nunca ter recebido qualquer reembolso desde que a medida entrou em vigor. O contribuinte partilhou a sua experiência no Portal da Queixa: “Apesar de ter aderido ao Autovoucher e ter abastecido sempre em postos aderentes desde dezembro de 2021, nunca me foi devolvido qualquer valor. De notar que fiz sempre os pagamentos na integra com o meu cartão de multibanco, e que na plataforma SaltPay (IVAucher) constam dois benefícios de 10€ que nunca me foram creditados.”

Também o consumidor António Sérgio denuncia na sua reclamação nunca ter recebido nenhum reembolso do Governo.  “Desde janeiro deste ano de 2022, ainda não recebi qualquer reembolso referente ao Autovoucher, confesso que só ontem dia 05 de Março ao aceder ao site para ver as transações devido ao aumento do valor a reembolsar, verifiquei para minha estupefação que nenhum pagamento tinha sido efetuado, sendo que sempre abasteci em postos de combustíveis aderentes e sempre com o meu cartão multibanco associado ao meu número de contribuinte e que sempre funcionou até Janeiro de 2022, seja no Auto voucher seja no IVaucher.”

Indignado com os problemas que enfrentou na plataforma do IVAucher, Mário Aráujo é mais um dos consumidores que apresenta uma reclamação contra a SaltPay, empresa privada de pagamentos que gere o site. “Acho lamentável o site do governo ivaucher.pt, desenvolvido pela SaltPay ainda apresentar formulário de inscrição, mas não permitir essa inscrição à data atual (inscrições até 21 de Dezembro de 2021). Após várias tentativas, lá encontrei um comentário numa rede social aonde falavam da origem do problema. Resta-me concluir que o ivaucher.pt apesar de ser um serviço público, gerido por uma empresa privada, é apenas mais um instrumento político enganador.”

 

Sobre o Portal da Queixa by Consumers Trust: 

O Portal da Queixa é um projeto inovador e pioneiro na Europa, que nasce da criação da startup tecnológica – a Consumers Trust. Lançado em junho de 2009, cresceu de uma forma sustentada em conjunto com os consumidores e as marcas, que elegeram o Portal da Queixa, como o canal de reclamações por excelência, possibilitando o diálogo, feedback e a partilha de experiências, com vista ao entendimento e à resolução das reclamações. 

O Portal da Queixa assume-se como o maior Marketplace de Reputação digital português, facilitando a comunicação consumidor-marca. Não intervém na relação dos consumidores com as marcas e, por isso, não efetua a mediação entre as partes. É hoje uma referência nacional em matéria de consumo, conta com mais de um milhão de utilizadores registados e mais de dez mil marcas e entidades públicas aderentes. 

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