Entidade pública foi eleita “Marca do Mês” distinguindo-se com um índice de satisfação pontuado em 87,2%. AT conquista primeiro lugar na categoria Serviços e Administração Pública.
Os consumidores portugueses mostraram-se satisfeitos com a performance da Autoridade Tributária. A entidade pública conquistou o título de “Marca do Mês”, atribuído pelo Portal da Queixa, ao distinguir-se com um índice global de satisfação pontuado em 87,2%, ocupando assim o primeiro lugar na categoria Serviços e Administração Pública.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) é a entidade pública que regista o índice de satisfação mais elevado no Portal da Queixa, identificou a maior rede social de consumidores em Portugal. Em dezembro, a AT mereceu o título de “Marca do Mês”, ao distinguir-se com um índice global de satisfação de 87,2%. Resultado? A AT foi eleita como uma entidade recomendada.
A performance deste organismo público destacou-se especialmente na Taxa de Resposta às reclamações (99,7%) e na Taxa de Solução (94,5%) aos pedidos de esclarecimento e/ou resolução que lhe chegaram via Portal da Queixa. Segundo a análise da plataforma, nos últimos três anos, o índice de satisfação apurado em relação à AT aumentou de 9%, no final de 2018, para 87% no final de 2021. A AT é, assim, não só a entidade pública com o índice da satisfação mais elevado no Portal da Queixa, como também, é aquela que evoluiu de forma mais significativa neste período.
O atraso na entrega de encomendas postais é o principal motivo de queixa que tem chegado à AT nos últimos três meses, mas conforme esclarece a AT em nota publicada no Portal das Finanças:
“O processo de importação das encomendas postais passa, na esmagadora maioria dos casos, pelo envio de informação pelos clientes aos CTT e, em seguida, pela entrega de uma declaração aduaneira pelos CTT. Ora, após a entrega dessa declaração pelo operador postal, a AT/Alfândega efetua as validações necessárias com celeridade e, em regra, em menos de uma hora autoriza a saída da mercadoria. Nos últimos meses, a AT tem recebido queixas relativas a diversas encomendas que, segundo informação prestada pelos CTT, estariam “Em validação pela Autoridade Tributária e Aduaneira". No entanto, na maioria desses casos, das duas uma: ou a declaração aduaneira ainda não havia sido entregue pelos CTT; ou, tendo essa declaração sido entregue, já havia sido autorizada a saída da mercadoria.”
Para Sónia Lage Lourenço, CEO do Portal da Queixa by Consumers Trust, a distinção da AT é um exemplo de sucesso na transição digital e congratula-se com este marco conquistado por um organismo público:
“É com uma enorme dose de satisfação, orgulho e motivação que vemos, a cada dia, organismos públicos com o rigor, responsabilidade e sentido de estado como o Fisco, a mudarem a sua forma de comunicar com os contribuintes, estando onde eles estão. A proximidade é um dos principais indicadores de confiança e nada melhor do que saber como evoluir, através da opinião daqueles que experienciam os nossos serviços. Parabéns a toda a estrutura organizacional da AT, pela audácia em romper com os estigmas do serviço público, mostrando que a competência e a eficiência, são o resultado do trabalho das pessoas e não das instituições.
Tenho a certeza, que a partir de hoje, iremos todos olhar para esta autoridade com admiração e como um exemplo de sucesso.”, sublinha.
Sobre o Portal da Queixa by Consumers Trust:
O Portal da Queixa é a maior rede social de consumidores de Portugal, sendo uma referência nacional em matéria de consumo. A plataforma conta com mais de um milhão de utilizadores registados e mais de dez mil marcas e entidades públicas aderentes.
Surgiu, em 2009, como um projeto independente, inovador e pioneiro em Portugal, que veio mudar o paradigma das reclamações e promover a literacia digital na sociedade de consumo.
Hoje, é considerado pelas marcas e pelos consumidores, como um facilitador para a resolução de problemas, tendo como assinatura: “Do Problema à Solução!”
O crescimento exponencial e a consolidação do Portal da Queixa como um dos principais influenciadores nacionais em matéria de consumo, permitiu alcançar um novo posicionamento ao internacionalizar a sua plataforma para mercados com Espanha (Libro de Quejas), França (RéclameICI) e África do Sul (Complaints Book), através da sua rede global: a Consumers Trust.
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