fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 16 de julho de 2025

Duo Toadas em concerto nas Noites de Verão a 18 de Julho  

Os músicos Açorianos César Carvalho (Violão) e Rafael Carvalho (Viola da Terra), que formam o “Duo Toadas”, irão apresentar-se em concerto nas Noites de Verão de Ponta Delgada a 18 de Julho. O concerto decorrerá na Praça do Município pelas 21:00.

O Duo Toadas apresentará neste concerto modas que fazem parte do repertório instrumental da Viola da Terra, como “Mouraria”, “Pezinho Velho”, “Saudade” ou “Balho da Povoação”, cujas versões instrumentais são pouco tocadas nos nossos palcos na atualidade, bem como outras modas do Cancioneiro Açoriano, com arranjos do Duo.


No concerto também serão apresentados temas mais contemporâneos e alguns originais do Duo, do seu álbum “Toadas, da Lobeira ao Agrião”, o seu primeiro álbum e que foi apresentado em Novembro de 2022, para além de algumas novidades adicionadas ao repertório nos últimos tempos. 


Ao longo do concerto vai ainda sendo apresentada a contextualização da Viola da Terra na vivência Açoriana, do passado ao presente, bem como a sua importante ligação às Comunidades Açorianas espalhadas pelo mundo: o coração da viola que partiu e o que ficou.


Em 2025 o duo tem sido muito solicitado para concertos, tendo em conta o contexto muito especial das suas apresentações, a interação com o público e a explicação das peças e importância cultural da música que tocam. Ao mesmo tempo que proporcionam, sempre que possível, um momento final de questões por parte do público e ainda de experimentação da Viola da Terra. 


Este ano, para além da sua agenda habitual, os irmãos Ribeiraquentenses apresentaram-se em concerto nos Cruzeiros da “National Geographic Endurance” e “National Geographic Orion” em Abril e Maio; na “36th European Cetacean Society Conference”, ECS, e na “MOPTA 2025 Modeling and Optimization: Theory and Applications Conference”, em Maio, no Teatro Micaelense; e, mais recentemente, estiveram na Universidade dos Açores para momento de partilha musical com Professores e Alunos da “One Ocean Expedition 2025 – 2026”, cuja expedição seguiu depois para a Gronelândia. 


Os dois irmãos, naturais da Ribeira Quente, começaram a aprender Violão com o pai, há 30 anos, fazendo depois o seu percurso com Viola da Terra e Violão, iniciado no Grupo Folclórico da Freguesia e Grupo de Violas. Nos últimos anos têm subido ao palco em dezenas de apresentações, com o intuito de perpetuar as nossas sonoridades e raízes, sempre com especial destaque para a contextualização da Viola da Terra e do seu repertório.


É considerado, por muitos, o mais dinâmico duo dos Açores, ligado à Viola da Terra, pela sua actividade constante e trabalho intenso de produção do seu trabalho, mas, também, pela forma enérgica como se apresentam em palco, pela interação constante com o público e carácter intimista dos seus concertos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot