fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 10 de março de 2025

VIA RÁPIDA PONTA DELGADA - VILA FRANCA - PDL COM SENSORES DE VELOCIDADE

A via rápida Ponta Delgada/Vila Franca, em São Miguel, está a ser equipada com sensores de velocidade e mais sinalização para evitarem manobras perigosas e excesso de velocidade, principais motivos para o aumento de acidentes, foi hoje divulgado.


Segundo a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, a direção regional das Obras Públicas e a empresa concessionária da via rápida (a Euroscut) estão a avaliar “todas as respostas possíveis” visando criar melhores condições de segurança rodoviária e circulação.


Entre as medidas que já estão em prática está a colocação de duplo traço contínuo na via com pinos rebatíveis, sinalização vertical, no troço de 2,7 quilómetros entre os nós do Fischer e de Santa Cruz, concelho da Lagoa, e a colocação de sensores de velocidade, de acordo com o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM).


As medidas, segundo nota do executivo, visam “proibir ultrapassagens e alertar os automobilistas para os perigos que constitui o excesso de velocidade, apontado pelas autoridades policiais como sendo um dos principais motivos para o aumento de acidentes de viação”.


As vias rápidas concessionadas à Euroscut na ilha de São Miguel abrangem cerca de 90 quilómetros e têm vindo a ser alvo de várias intervenções, ao longo dos anos, ao nível dos pavimentos em zonas que registavam concentração de acidentes, sinalização, alteração da pintura horizontal e simulacros de emergência com eventos de camiões-cisterna (combustíveis).


Ainda segundo a Secretaria Regional, foram desenvolvidas soluções para diminuir a formação de filas em vias com elevado potencial para choques em cadeia e ações de sensibilização que visam alertar para o perigo do excesso de velocidade.


Por outro lado, a Euroscut montou “um ensaio piloto” para diminuir choques em cadeia, que está em curso na circular a Ponta Delgada, até final de março, através de painéis móveis que alertam para a necessidade de atenção em tráfego lento.


Atualmente, está em curso a campanha ‘Romeiros na Via’, com uso de painéis móveis de mensagem variável e vigilância, para que os condutores tenham uma atenção especial e precaução nas estradas, durante a passagem dos ranchos que já percorrem as estradas de São Miguel, cumprindo uma tradição quaresmal com mais de 500 anos.


Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pages 381234 »

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot