A vaga - espaço de arte e conhecimento apresenta até 17 de dezembro o segundo momento do projeto Temporadas, em parceria com o LungA Art Festival, da Islândia. No mês de novembro, o espaço promove a apresentação de performances, sessões de cinema, jantares, seminários, formações e atividades para crianças.
Hoje, 3 de novembro, às 19h00, no Centro Cultural de Vila Franca do Campo, a artista norte-americana Ellie Ga apresenta ‘Notes for a Cagarros Assembly’, uma palestra-performance inspirada nos esforços de conservação e trabalho voluntário dos biólogos marinhos e dos residentes (das ilhas) para salvar, reabilitar e libertar milhares de jovens cagarros todos os anos em todo o arquipélago. O projeto em desenvolvimento é financiado através de uma bolsa de investigação da Fundação Guggenheim, e conta com a colaboração da SPEA - Açores.
Ao longo do mês de novembro, o Cinema Calheta da vaga acolhe duas sessões de filmes, sempre às 21h00. No dia 11 de novembro, são apresentados ‘Heimamynda Samsteypan’ do coletivo islandês home movie collective, e as curtas ‘The Trail of a Tale’ e ‘Carta de um Vulcão para o Mundo’ de Gonçalo Tocha; a 25 de novembro, é exibido o premiado musical punk de ficção científica ‘Neptune Frost’, de Saul Williams & Anisia Uzeyman.
A 12 de novembro, decorrem duas atividades. De manhã, das 10h00 às 12h00, nas Oficinas de São Miguel (em São Vicente Ferreira), os artistas residentes da vaga, Krot & Krass - Björn Loki e Elsa Jónsdóttir, dão a conhecer tradições tipográficas islandesas, as suas peculiaridades ao longo do tempo e a forma como se refletem no seu trabalho artístico. À tarde, pelas 16h30, na vaga, o artista e coreógrafo Gustavo Ciríaco apresenta ao público o resultado da residência artística do projeto ‘Amanhãs de Ontem’.
A Mesa Posta, o restaurante efémero que ocupa a vaga de tempos em tempos, é ativado a 18 de novembro, às 20h30, com ‘Semiotics of the Cod’, uma performance dos artistas João Pedro Vale & Nuno Alexandre Ferreira que adota o formato de um programa televisivo de culinária, e convida os participantes a descobrir e partilhar um dos mais tradicionais pratos portugueses: o Bacalhau à Brás.
Para os mais novos, o Programa de Conhecimento desenvolve a visita oficina ‘Códigos Secretos’, inspirada no trabalho tipográfico desenvolvido pela dupla Krot & Krass. Na manhã de 19 de novembro, das 10h00 às 11h30, crianças dos 6 aos 12 anos (e adultos) são convidadas a criar um novo alfabeto e a imprimi-lo usando técnicas inspiradas na impressão tipográfica.
No dia 26 de novembro, das 10h00 às 17h00, a curadora e programadora Liliana Coutinho promove a segunda edição da formação ‘Tecendo o mundo: grandes temas da arte contemporânea’, integrada na Escola vaga, o programa independente de estudos artísticos da vaga.
Continua patente na vaga, até 26 de novembro, a exposição ‘TYPE + DRAFTS + IDEAS’ de Krot & Krass, que apresenta várias experiências de tipos, baseadas na sua pesquisa sobre a história gráfica da Islândia e em específico acerca de Höfðaletur, o único tipo de letra original islandês. Neste dia, às 17h00, o Programa de Conhecimento desenvolve uma visita guiada para aprofundar e desconstruir questões ligadas ao tema e trabalho desenvolvidos pela dupla islandesa.
As Temporadas da vaga são um projeto apoiado pelo Programa Cultura do EEA Grants, através do Connecting Dots - Mobilidade Artística e Desenvolvimento de Públicos gerido pela Direção-Geral das Artes na qualidade de Parceiro do Programa, e co-financiado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada.
A vaga - espaço de arte e conhecimento é a sede da Anda&Fala - Associação Cultural, e está localizada na Travessa das Laranjeiras 51, em Ponta Delgada.
Sem comentários:
Enviar um comentário