IPSS e Misericórdias são “verdadeiros parceiros” do desenvolvimento dos Açores
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, procedeu hoje à entrega, à Santa Casa da Misericórdia da Povoação, de uma nova viatura elétrica que irá apoiar a entidade, lembrando o governante que tudo está a ser feito para “apoiar estas instituições”.
“Ao contrário de um passado em abandono, estamos muito presentes a fazer um esforço solidário com estas instituições, verdadeiros parceiros de desenvolvimento social dos Açores”, afirmou José Manuel Bolieiro, esta manhã na Vila da Povoação.
As Santas Casas e as IPSS, prosseguiu, “respondem às necessidades” das populações, nomeadamente as mais necessitadas de apoio: crianças, seniores e cidadãos com deficiência.
O Governo dos Açores, lembrou o governante, criou o programa Gerações em Movimento (GER-MOV), destinado à mobilidade sustentável de base elétrica e que tem por finalidade reforçar o apoio às IPSS, Misericórdias e entidades equiparadas, que constituem a rede de solidariedade social da Região Autónoma dos Açores e que contribuem para uma maior coesão social e inclusão dos vários públicos.
As “despesas de manutenção e mobilidade” destas viaturas são “muito inferiores” às térmicas, sublinhou o Presidente do Governo, que assinalou que não se pode “mudar num instante toda a frota” destas entidades, mas que, “em progresso”, o caminho a seguir é este.
O Governo dos Açores pretende uma “robustez financeira” crescente destas instituições, por via do aumento valor padrão dos contratos-programa, pedindo José Manuel Bolieiro que haja “trabalho em rede” para garantir “mais capacitação”.
O Presidente do Governo prestou ainda homenagem na sessão de hoje às duas funcionárias da Santa Casa da Povoação que faleceram em junho de 2021 devido ao mau tempo, quando se deslocavam para prestar apoio domiciliário.
DISCURSO NA ÍNTEGRA DO PROVEDOR DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DA POVOAÇÃO ÂNGELO FURTADO
Provedor da SCMP Ângelo Furtado |
Exmo Senhor Presidente do Governo dos Açores, Excelência
Exmo Senhor Presidente da Câmara Municipal da Povoação
Exma Senhora e Senhores Presidentes de Junta de Freguesia
Reverendo Ouvidor Eclesiástico
Caros Colegas dos Orgãos Sociais
Agradecemos a vinda do Senhor Presidente do Governo dos Açores para presidir a esta cerimónia, agradecendo também ao Senhor Presidente da Câmara, Presidentes de Junta de Freguesia e membros dos órgãos sociais a sua presença e testemunho.
Estamos aqui hoje para formalizar a entrega, por parte do Governo dos Açores, duma viatura elétrica à Santa Casa da Misericórdia da Povoação no âmbito do Programa GERMOV.
É para nós, enquanto responsáveis, um ato de relevante e inegável importância pois que vem atenuar as dificuldades que por vezes sentimos ao nível de transportes, pois que sendo o nosso concelho tão disperso como é, torna-se demasiado exigente a gestão da nossa frota automóvel para podermos corresponder às necessidades e solicitações da nossa comunidade.
Convém referir, pois parece-nos nunca ser demais faze-lo, que a Santa Casa da Misericórdia da Povoação presta apoio domiciliário nas nossas seis freguesias, apoio esse que vai do fornecimento de refeições, tratamento de roupa, higienes pessoais e habitacionais, bem como o tratamento de assuntos pessoais dos utentes, enumerando-se, de entre vários, o transporte a consultas médicas.
Como se poderá perceber, releva da maior importância para a nossa instituição a cedência por parte do Governo dos Açores desta viatura.
Permito-me, contudo, Senhor Presidente sugerir que a esse tipo de programa possam vir a ser afetadas verbas mais avultadas pois que as necessidades de substituição de viaturas são uma realidade, podendo, no caso da Santa Casa da Misericórdia da Povoação referir que temos uma frota automóvel devidamente adaptada para o Serviço de Apoio Domiciliário, um investimento a unicamente a expensas da nossa instituição, mas que a breve prazo necessita de substituição.
Permito-me ainda Senhor Presidente sugerir que as regras do programa ou programas que venham a ser criados tenham regras que permitam candidaturas para adaptação de viaturas, pois que só assim se consegue adquirir viaturas como as que adquirimos para o nosso Serviço de Apoio Domiciliário e adaptadas às reais necessidades de cada instituição.
Senhor Presidente
Contar com a sua presença neste ato é para nós uma enorme honra, sendo também mais uma oportunidade para referir algumas das situações que a nossa instituição e o concelho da Povoação gostariam de ver concretizadas.
A nossa população é uma população envelhecida e que, para além dos programas que existem ou venham a ser implementados, precisa e irá precisar sempre de institucionalização, pelo que, conforme já manifestado, gostaríamos de ver concretizada na freguesia de Furnas uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas em edifício que possuímos e que poderia ser adaptado para uma capacidade de 30 utentes.
Por outro lado, temos, na nossa valência de Centro de Atividades Ocupacionais, utentes que passando um dia com todos os cuidados de alimentação e higiene, para além do amor e carinho que lhes és proporcionado, ao final do dia não têm as condições que a sua condição de pessoas com necessidades especiais precisa e merece, pelo que gostaríamos
de ver implementada no nosso concelho uma Residência para essas situações, podendo a mesma vir a ser concretizada no imóvel que a nossa Santa Casa possui na freguesia de Furnas, a vulgarmente conhecida por Casa da Condessa de Cuba.
Estamos certos Senhor Presidente que as nossas preocupações e anseios merecerão a vossa atenção, permitindo assim que a Santa Casa da Misericórdia da Povoação continue a “Servir o Bem Comum”.
Sem comentários:
Enviar um comentário