O Grupo Folclórico das Camélias assinalou o seu 50.º aniversário com um jantar comemorativo realizado no Restaurante Vale das Furnas, que contou com a presença de diversas entidades locais e representantes do tecido associativo da freguesia das Furnas e do concelho da Povoação.
Marcaram presença na celebração Rute Melo, Vereadora da Câmara Municipal da Povoação, o Executivo da Junta de Freguesia de Furnas, bem como representantes de várias instituições locais, nomeadamente o Presidente da Casa do Povo, o Presidente do Futebol Clube Vale Formoso, o Chefe de Agrupamento dos Escuteiros, o representante dos Veteranos do Futebol Clube Vale Formoso, a Harmónica Furnense, o Pároco de Furnas em representação do Centro Social e Paroquial e da Comissão Fabriqueira, o Presidente da Comissão de Coroas do Divino Espírito Santo, um representante do Clube de Motards e um representante da Associação Cultural – Portas da Cultura.
Antes do jantar, a Presidente do Grupo Folclórico das Camélias usou da palavra, agradecendo a presença dos convidados e destacando o papel fundamental das fundadoras do grupo, Cecília Frazão e Maria Eugénia Oliveira. Foram igualmente enaltecidas as presenças das ex-presidentes Helena Borges e Margarida Ferreira, bem como dirigido um apelo de incentivo às camadas mais jovens e um agradecimento especial a todos os antigos elementos que contribuíram para a história do grupo.
Seguiram-se as intervenções de Rute Melo, em representação da Câmara da Povoação, e de Eduarda Pimenta, Presidente da Junta de Freguesia de Furnas, que destacaram a importância cultural e identitária do Grupo Folclórico das Camélias para a comunidade.
Após o jantar, os presentes cantaram os parabéns ao grupo, tendo o bolo comemorativo sido cortado pelas ex-presidentes e pela atual presidente da direção, num momento simbólico de união entre gerações.
Integradas nas comemorações dos 50 anos, estão já previstas várias iniciativas. Entre os dias 3 e 8 de junho, o grupo deslocar-se-á a Portugal Continental, no âmbito de um intercâmbio com o Rancho Folclórico de Penamacor, no distrito de Castelo Branco.
No mês de julho, nos dias 17, 18 e 19, o Grupo Folclórico das Camélias promoverá um conjunto de eventos abertos à população, incluindo os emigrantes que visitam a freguesia nesta altura do ano. O programa abrange, no dia 17, o tradicional churrasco “Frango à Galo”, com animação; no dia 18, um concerto com uma grande atração musical; e no dia 19, a realização do VI Festival de Folclore, acompanhado de homenagens a antigos e atuais elementos do grupo.
O Grupo Folclórico das Camélias foi fundado a 27 de fevereiro de 1976 por Maria Eugénia Moniz Oliveira, Maria Cecília Frazão e um conjunto de jovens provenientes do grupo teatral juvenil “Jovens Rebeldes”, sendo atualmente o mais antigo Grupo Folclórico do concelho da Povoação.
Ao longo da sua história, a direção foi liderada por Maria Helena Borges, Margarida Ferro Ferreira, Duarte Sousa e, presentemente, por Dina Moniz.
Em 1995, o grupo editou o seu trabalho em cassete e em 2015 lançou o seu primeiro CD, tendo, também, nessa altura, homenageado as suas fundadoras.
Atualmente, o Grupo Folclórico das Camélias é composto por 37 elementos de faixas etárias que variam entre os 7 e os 68 anos de idade, continuando a afirmar-se como um importante embaixador da cultura popular furnense, povoacense e açoriana. Ao longo dos seus 50 anos de existência, já atuou em diversas localidades do país, em várias ilhas dos Açores, na Madeira, nos Estados Unidos da América, no Canadá e em Espanha.
E.M./Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação



Sem comentários:
Enviar um comentário