A comemorar meio século de vida, o mais célebre e singular Presépio do arquipélago será inaugurado no dia 7 de dezembro, a partir das 20h30, com as atuações do Grupo Folclórico das Camélias e da Sociedade Harmónica Furnense.
O mais afamado Presépio de Natal das nossas ilhas contará, novamente, com muitas lâmpadas, led’s e centenas de figuras com algumas modificações e inovações. A organização é da Câmara Municipal da Povoação, que conta com a parceria da Junta de Freguesia de Furnas.
Durante a quadra natalícia estará prevista animação aos fins de semana na zona das Caldeiras a partir das 20h30. Assim sendo, no dia 13 de dezembro atuará Marisa e Renato e no dia 27 David
Rita.
Uma vez mais, a Câmara da Povoação e a Junta de Freguesia local empenharam-se na iluminação do Presépio e na recriação de novas cenas, que enriqueceram a zona das Caldeiras. A própria paisagem geotérmica com fumarolas, depósitos minerais, água a borbulhar e o cheiro característico do enxofre criam um ambiente único, valorizado por este cartaz turístico, desta altura festiva, que todos os anos atrai milhares de visitantes à apelidada “Sala de Visitas dos Açores”.
O Presépio das Caldeiras da Furnas surgiu em 1975, pelas mãos de um grupo de jovens, intitulado Juventude Democrática Furnense (JDF) que tinha dotes para as artes da pintura e da música. Deste grupo fundador fizeram parte nomes como Gualberto Nicolau, Luís Humberto Carreiro, Paulo Fernando Melo, José Manuel Pereira Costa, António Cabral da Costa, José da Costa Casado Júnior e José Francisco Almeida. Inicialmente o grupo levou a cabo o projeto com fundos próprios. Depois contou com o apoio da antiga Casa da Cultura. Uns anos mais tarde passou a ter a colaboração da Junta de Freguesia de Furnas e depois o financiamento da Câmara Municipal da Povoação, ação que se mantém até aos dias de hoje.
Dizem os mais antigos que o Presépio terá começado apenas com a recriação da Sagrada Família, numa gruta natural, entre fumarolas e pequenos cursos de água quente, que maravilhavam os visitantes. Ano após ano, foi crescendo, recebendo novas figuras, episódios bíblicos e luzes, muitas luzes coloridas, que lhe deram brilho e enriqueceram um cenário em constante transformação, onde a magia acontece em cada quadra natalícia.
Paulo Fernando Melo, nos Estados Unidos da América, desejou felicitações pelo 50º Aniversário do Presépio e recordou as noites que o grupo passou a pintar as primeiras imagens para aqueleque viria a ser uma das maiores atrações de Natal dos Açores.
O Presépio das Furnas constitui um importante elemento do património cultural da freguesia. Para os seus residentes, representa motivo de orgulho, não só pela expressão artística que apresenta, mas também pela preservação de uma tradição com meio século de vida, assumindo-se, sem dúvida, como um marco significativo das celebrações natalícias na região.
Recorde-se que durante a quadra Natal, o Presépio das Caldeiras das Furnas ficará iluminado continuamente na noite da consoada e também a mesma situação acontecerá na véspera de fim de ano e no próprio ano novo. Nos restantes dias, a iluminação estará disponível das 18h00 à 01h00.




Sem comentários:
Enviar um comentário