Setor dos Correios,
Transporte e Logística regista aumento de 45% no número de queixas. Atraso nas
entregas é o principal motivo de reclamação dos consumidores.
As reclamações dirigidas ao setor dos Correios, Transportes e Logística têm vindo a aumentar, sobretudo pelo atraso das encomendas, principal motivo de queixa dos consumidores (44%). Desde o início do ano de 2022 foram registadas no Portal da Queixa perto de 15 mil reclamações, um crescimento de 45%, face a 2019, período de pré-pandemia. Só em dezembro, mês de Natal, as queixas ultrapassam as 2.300. Os Correios Expresso Nacional e Internacional são a categoria mais reclamada, absorvendo 57% do total de reclamações.
Uma análise do Portal da
Queixa ao setor dos Correio, Transporte e Logística identificou um aumento
significativo do número de reclamações geradas na plataforma.
Desde o dia 1 de janeiro a
21 de dezembro de 2022, os consumidores portugueses registaram 14.591 reclamações,
um aumento de 45% comparativamente com o período homólogo de 2019, - ano de
pré-pandemia e de normal situação no setor – onde se verificaram 10.059
reclamações.
Entre os principais motivos
de reclamação apresentados, destaca-se o atraso nas entregas, a gerar
6.474 reclamações (44%), encomendas perdidas ou extraviadas acolhem 2.256
reclamações (15%), encomendas retidas na alfândega a somar 1.746 reclamações
(12%) e dificuldades no serviço de apoio ao cliente a registar uma fatia de
2.494 reclamações (17%).
Os dados analisados indicam
que, só no mês (de 1 a 21 de dezembro de 2022), foram registadas 2.314 reclamações
no Portal da Queixa relacionadas com problemas nas entregas de encomendas (16%
do total apurado em 2022). Destaca-se como principal motivo de queixa o
atraso nas entregas, reportado em 1.811 reclamações (78%), um
resultado que poderá ser atribuído ao período pós-Black Friday (onde a maioria
das compras foi online) e também devido às compras de Natal.
Segundo revela a análise, a
categoria mais reclamada do setor é o Correio Expresso Nacional e Internacional,
a representar 57% do total de reclamações recebido este ano. De janeiro até ao
dia 21 de dezembro de 2022 somam 8.405 reclamações, sendo que, 1.870 foram
registadas no mês de dezembro (22%).
Relativamente ao alcance das
reclamações relacionadas com a categoria Correio Expresso – Nacional, estas
foram visualizadas, durante os últimos 12 meses, 1.226.841 vezes. Em média,
cada queixa dirigida teve 174 visualizações. Já na categoria Correio Expresso –
Internacional, as queixas denunciadas foram vistas 187.973 vezes. Em média,
cada reclamação registou 183 visualizações.
Sobre o Portal da Queixa by
Consumers Trust:
O PORTAL DA QUEIXA é uma
plataforma global de comunicação entre consumidores e marcas, criada em junho
de 2009. Hoje, posiciona-se como a maior rede social de consumidores em
Portugal, sendo uma referência nacional em matéria de consumo e um marketplace
de reputação de marcas.
O crescimento exponencial e a consolidação da plataforma em Portugal, permitiu alcançar um novo posicionamento ao internacionalizar a sua plataforma para mercados com França (Réclame Ici), Espanha (Libro de Quejas), África do Sul e Reino Unido (Complaints Book), através do lançamento da sua marca global: Consumers Trust.
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