O cagarro ou pardela-de-bico-amarelo-atlântica (Calonectris borealis) é uma das aves mais emblemáticas dos Açores, presente em todas as ilhas do arquipélago.
É a ave marinha mais abundante nas nossas ilhas, sendo o nosso arquipélago o principal e mais importante baluarte de nidificação desta espécie. Nas nossas ilhas concentra-se cerca do 75% do total da sua população mundial, estando localizadas as restantes colónias no arquipélago da Madeira, nas ilhas Canárias e no litoral continental de Portugal.
Desde o ano de 1995 realiza-se por toda a região a Campanha SOS Cagarro, destinada ao salvamento dos cagarros juvenis que no seu primeiro voo caem em terra, desorientados por causa das luzes artificiais. Assim, todo os anos, nos meses de outubro e novembro, a Campanha SOS Cagarro mobiliza o interesse e o entusiasmo de milhares açorianos.
Este ano, o recém-criado Núcleo Regional dos Açores da IRIS- Associação Nacional de Ambiente, apela a todos os açorianos e residentes nos Açores para que participem na salvação dos cagarros.
Para ajudar os cagarros, aconselhamos que sejam seguidos os seguintes passos:
- Aproxime-se do cagarro lentamente, de preferência usando luvas, e cubra o corpo da ave com uma peça de roupa, uma manta, uma toalha, etc.;
- Coloque-o numa caixa de cartão ou outra, com cuidado;
- Se o apanhar à noite guarde-o na caixa até ao dia seguinte e devolva-o ao mar colocando-o num local não muito afastado da linha de água. Se o apanhar de dia devolva-o ao mar logo que for possível.
Em caso de dúvida contacte as diversas associações de defesa do ambiente ou as entidades oficiais envolvidas na Campanha SOS- Cagarro (pode ligar para a linha SOS-Ambiente: 800 292 800)
Açores, 15 de outubro de 2025
Núcleo Regional dos Açores da IRIS- Associação Nacional de Ambiente




Sem comentários:
Enviar um comentário