O evento comemorativo do Dia da Viola da Terra na Ilha de São Miguel, produzido anualmente pela Associação de Juventude Viola da Terra, decorreu no Centro Social e Paroquial da Ribeira Quente, no passado domingo, dia 5 de Outubro, no Centro Social e Paroquial.
O evento iniciou-se com um momento musical por tocadores de Viola e Violão da Lomba da Fazenda, do concelho do Nordeste, que apresentaram algumas modas do Cancioneiro Açoriano e que puseram o público presente a entoar os “Olhos Pretos”, nesta primeira deslocação para tocar na Ribeira Quente.
O evento contou com a antestreia do filme “O Violeiro”, um filme de Francisco Rosas e Tiago Rosas, da Palco de Ilusões, que foi rodado em grande parte na Ribeira Quente e que retrata o percurso de um emigrante oriundo da pequena comunidade da Ribeira Quente, em São Miguel. Ao longo do filme vai vivenciando memórias do passado, onde, com o Avô, aprendeu a construir Violas.
O filme tem como protagonista o ator Carlos Guerreiro, esse emigrante da Freguesia, mas conta também com Zeca Medeiros, Luísa Alves e ainda com os jovens Miguel Pedro, cada qual a intervir em espaços temporais diferentes.
Para encerrar esta tarde de verdadeira festa da Viola, a Associação de Juventude Viola da Terra desafiou os tocadores de Viola e Violão da Freguesia a comparecerem no local para um momento musical final, como forma de assinalar a data e de promover um convívio com todos os presentes. Desse modo, juntaram-se ainda os tocadores do Nordeste para esse momento improvisado.
Também houve tempo para uma desgarrada com 2 cantadores da Freguesia a juntarem-se ao grupo de tocadores e, a encerrar a sessão, o ator e músico Zeca Medeiros juntou-se para cantar um “Pezinho da Viola”.
Foi desta forma, em verdadeiro ambiente de festa, que a Ribeira Quente celebrou o Dia da Viola da Terra e em dia de feriado, com uma convívio final entre todos: residentes, músicos, atores, realizadores e suas famílias.
A Associação de Juventude Viola da Terra promoveu ainda uma programação paralela ligada a acções de sensibilização da Viola em escolas, com ofertas de brindes e material didático de pintura ligado às Violas de 12 e 15 Cordas, que decorreram na turma ocupacional da EB1,2,3/JI de Furnas, em duas turmas ocupacionais da EBI Canto da Maia, e com ofertas de brindes a todos os alunos, professores e auxiliares da EB1/JI da Ribeira Quente.




Sem comentários:
Enviar um comentário