fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 5 de junho de 2024

ASSOCIAÇÃO DE JUVENTUDE VIOLA DA TERRA ASSINALOU O “DIA MUNDIAL DA CRIANÇA”

A Associação de Juventude Viola da Terra voltou a assinalar o “Dia Mundial da Criança” com Audição comemorativa e sessão de sensibilização na Escola das Laranjeiras.

O primeiro momento aconteceu com a Audição do Dia da Criança, que decorreu a 3 de Junho, no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Fajã de Baixo, com a presença de 14 alunos da Escola de Violas da Fajã de Baixo.

Os alunos, dos 12 aos 78 anos, apresentaram-se individualmente e por turmas, demonstrando o trabalho musical que têm desenvolvido ao longo do ano lectivo. O momento mais importante aconteceu a encerrar a Audição, quando os 14 alunos se juntaram para tocar uma peça em conjunto, pela primeira vez, como forma de incentivar o espírito de grupo e a importante relação intergeracional que esta Escola promove.

A Associação de Juventude Viola da Terra organiza, desde 2015, Audições Comemorativas do Dia da Criança, com alunos de Escolas de Violas e com algumas participações especiais. As Audições já passaram pela Igreja do Colégio, Salão Nobre do Teatro Micaelense, Conservatório Regional de Ponta Delgada, Junta de Freguesia da Fajã de Baixo e, até, decorreram em formato online por altura da pandemia.

A Escola de Violas da Fajã de Baixo e Escola de Violas da Ribeira Quente, da responsabilidade da Associação de Juventude Viola da Terra, são, actualmente, as únicas Escolas a dar formação de Viola da Terra na Ilha de São Miguel, no denominado ensino “não formal” e inserido na educação extraescolar da Direcção Regional dos Assuntos Culturais. A persistência destas Escolas tem permitido a renovação de tocadores em alguns dos grupos folclóricos e outros grupos musicais da Ilha, que, se não tivessem esta oferta formativa no instrumento, já teriam cessado a sua actividade.

Para além desta Audição a Associação promoveu uma sessão de sensibilização numa turma do 7.º ano da Escola das Laranjeiras, com apresentação da Viola da Terra, seu contexto e repertório, por parte do Professor Rafael Carvalho, momento musical pelo aluno Rodrigo Silveira, aluno da turma e aluno da Escola de Violas da Fajã de Baixo. Os alunos puderam, ainda, experimentar a Viola, tendo a sessão finalizando com a oferta de brindes e de um panfleto informativo sobre a Viola da Terra. A mesma oferta foi feita a turma do 6.º ano da Escola Roberto Ivens, onde também estuda uma aluna da Escola de Violas da Fajã de Baixo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot