Adelino Dinis Costa Dias, Filho de Manuel Dinis Dias Júnior e de Ofélia Cândida da Costa Dinis, natural do Concelho de Coimbra, Sé Nova, viveu a sua infância e juventude na freguesia de Avô, concelho de Oliveira do Hospital, partiu rumo a Deus Pai aos 66 anos de idade. Era residente na Rua dos Moinhos freguesia de Furnas. Deixou viúva Maria Helena Fernandes. Estimado pai de Manuel Fernandes Dinis e Miguel Fernandes Dinis, e deixou uma neta Leonor Dinis. Foi médico durante muitos anos no Centro de Saúde da Povoação servindo várias gerações de povoacenses com elevada estima e profissionalismo.
Na tarde de 20 de junho, após o almoço o infortúnio bateu-lhe à porta na ilha do Corvo onde se encontrava a exercer a sua profissão de médico. Segundo algumas fontes sentiu-se mal, sendo vítima de um AVC, tendo sido evacuado para o Hospital do Divino Espírito Santo na cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel. Infelizmente o Dr. Adelino não resistiu às graves lesões provocadas pelo AVC sendo decretado o seu óbito às 12h45 do dia 21 de junho no Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada.
O Dr. Adelino Dias ao longo da sua vida foi um cidadão muito interventivo em várias instituições da comunidade povoacense, exerceu o cargo de Presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Povoação, foi formador do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, foi membro do Conselho Geral da Fundação Maria Isabel do Carmo Medeiros, foi membro fundador dos Clube Lions da Povoação, foi fundador do Clube Naval da Povoação, desde que chegou ao concelho da Povoação foi militante ativo do Partido Socialista Povoação, Prestava apoio ao programa de reinserção social “Caminho para a Liberdade” da Câmara Municipal da Povoação em parceria com a Santa Casa da Misericórdia da Povoação e do Governo Regional, foi director do centro termal de Furnas durante largos anos e a quem se deve o grande projecto de remodelação e ampliação que não foi concretizado. Na área da medicina geral foi chefe de serviços de Medicina Familiar e director do Centro de Saúde da Povoação até 1989. Especializou-se em Medicina do trabalho em 2012 e exerceu durante anos o cargo de Delegado de Saúde do Concelho da Povoação o mesmo que Autoridade Sanitária até 2016. Exerceu com todo o empenho o cargo de membro da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Povoação e coordenador regional do Internato Médico de medicina Geral e Familiar até 2015. Foi Presidente da Associação para o Planeamento Familiar e Saúde Sexual e Reprodutiva dos Açores e membro da Direção Nacional da Associação Portuguesa para o Planeamento da Família, recentemente tinha sido nomeado para o cargo de presidente do conselho de administração da Unidade de Saúde da Ilha do Corvo pelo Governo dos Açores, antes de partir para a ilha do Corvo desempenhava as funções de médico de medicina geral e familiar no centro de saúde da Povoação, em simultâneo com a atividade de médico-relator da Segurança Social dos Açores e com as funções de médico-legal do Gabinete Médico Legal de Ponta Delgada.
O Dr. Adelino Costa Dias no ano de 1977 concluiu o curso de Hidrologia e Climatologia Médicas, na Universidade de Coimbra, e acumulou ainda o Curso de Medicina do Trabalho, concluído em 2010.
Este honroso cidadão partiu do distrito de Coimbra rumo ao nosso concelho no ano de 1979 e desde logo cativou os povoacenses pela sua simpatia, simplicidade e profissionalismo, fazendo muitas amizades por todo concelho. Os povoacenses de uma forma geral ficaram tristes com a sua inesperada partida, mas certamente agradecidos ao Dr. Adelino Dias pela sua tão prestimosa contribuição profissional e muitas vezes pessoal aos povoacenses.
A Câmara Municipal da
Povoação na altura do seu falecimento preparava-se para homenagear o Dr.
Adelino nas comemorações da elevação da Povoação a Vila e sede do Concelho,
tendo recebido a homenagem a título póstumo na Cerimónia Solene do 178º
aniversário do Concelho da Povoação, que se realizou nos Passos do Concelho do
dia 3 de julho de 2017. O Dr. Adelino Dinis Dias, foi agraciado com o título
póstumo de cidadão honorário do Concelho da Povoação.
Sem comentários:
Enviar um comentário