A Audição do Dia da Criança decorre, este ano, a 03 de Junho, pelas 18:30, no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Fajã de Baixo, com a presença dos Alunos da Escola de Violas da Fajã de Baixo e é de entrada livre mediante a lotação do espaço.
Na audição teremos as habituais apresentações individuais por parte de alguns alunos, bem como momentos musicais por turmas, demonstrando o trabalho desenvolvido nesses contextos ao longo do ano lectivo.
A
Associação de Juventude Viola da Terra organiza, desde 2015, Audições
Comemorativas do Dia da Criança, com alunos de Escolas de Violas e com algumas
participações especiais. As Audições já passaram pela Igreja do Colégio, Salão
Nobre do Teatro Micaelense, Conservatório Regional de Ponta Delgada, Junta de
Freguesia da Fajã de Baixo e, até, decorreram em formato online por altura da
pandemia.
A Escola de Violas da Fajã de Baixo tem funcionado em duas vertentes: curso de iniciação, para os alunos que tiveram o seu primeiro contacto com o instrumento, e curso de continuação, para os alunos que já estavam na escola ou outros que já sabiam tocar o instrumento mas que frequentam a mesma para a continuação de aprendizagens. Os dois cursos funcionam inseridos na educação extraescolar.
No presente ano lectivo a Escola já teve a oportunidade de se apresentar na Audição de Páscoa a assinalar o final de 2.º período, no concerto “Sons no Tempo – Trio Origens e Convidados” e no “Sarau Musical – Viola da Terra e Banjo”. Agora será a apresentação de final de ano, com esta Audição na temática do Dia da Criança.
Estas
audições são importantes para os alunos poderem apresentar as peças em estudo e
passarem para a prática fora da sala de aula, numa ambiente sempre acolhedor e
para um público de familiares, amigos e público em geral.
O formador e responsável pela Escola, Rafael Carvalho, realça a enorme importância destes momentos musicais bem como a dinâmica destes alunos ao longo deste ano lectivo, com muitas apresentações, o que demonstra um grande trabalho e evolução por parte dos mesmos.
A Audição é organizada pela Associação de Juventude Viola da Terra e Escola de Violas da Fajã de Baixo e conta com o apoio da Junta de Freguesia da Fajã de Baixo na cedência das instalações para as aulas e apoio à organização das audições.
Para
além desta Audição a Associação prepara 2 sessões de sensibilização em escolas,
com apresentação da Viola da Terra, seu contexto e repertório, bem como momento
de experimentação da Viola por parte de alunos, finalizando com a oferta de
brindes e de um panfleto informativo sobre a Viola da Terra.
Sem comentários:
Enviar um comentário