Este ano letivo, 2023/2024, conta com 18 escolas da Região Autónoma dos Açores inscritas no programa educativo da Escola Missão Continente (EMC), que sensibiliza alunos do Pré-Escolar, 1º e 2º ciclo do Ensino Básico para uma alimentação saudável, consumo consciente e estilo de vida ativo. Este ano letivo, o programa está presente em mais de 850 escolas distribuídas pelo país, impactando 11% das escolas a nível nacional, desde o Pré-Escolar ao 2º Ciclo, sendo 5% de Escolas do Pré-Escolar, 14% de Escolas do 1º Ciclo e 9% de Escolas do 2º Ciclo.
Desde o seu lançamento no ano letivo de 2016/2017, o programa já envolveu mais de 100.000 crianças. Em cada edição, os participantes têm acesso a conteúdos, atividades educativas, desafios (com prémios associados), materiais lúdico-pedagógicos e visitas no terreno.
A Escola Missão Continente está a avaliar, desde 2021, o impacto em 40 turmas do 1º CEB, de 35 escolas dos 18 distritos e 2 regiões autónomas do país, durante 4 anos consecutivos (2021-2025), tornando-se um dos estudos integrado num programa de nutrição e saúde comunitária, com maior dispersão, em Portugal. Este estudo está a ser realizado por uma entidade independente, o CEIDSS – Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde. Trata-se do primeiro estudo de impacto a realizar numa iniciativa com esta dimensão – 35 escolas/40 turmas.
Neste ano letivo, que marca a 8.ª edição da Escola Missão Continente, o estudo de avaliação de impacto abrange 794 crianças de 35 escolas a nível nacional, num trabalho contínuo com 40 professores/turmas, sob a temática “Dieta Mediterrânica – Uma opção saudável, sustentável e consciente”.
“Alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a Escola Missão Continente constitui-se como uma das principais iniciativas de responsabilidade social do Continente que conta com um longo histórico de ligação à comunidade escolar, de modo a promover a alimentação saudável e o consumo consciente nas escolas. Portugal continua a ser dos países europeus com níveis mais elevados de obesidade infantil e temos como objetivo colmatar essa questão através da sensibilização e consciencialização dos mais jovens para que sejam percussores de um futuro mais saudável e consciente. A Escola Missão Continente é um programa muito acarinhado pela MC porque estamos empenhados em impactar positivamente e com profundidade a vida e o futuro destas crianças e respetivas famílias.”, explica Nádia Reis, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente.
A Escola Missão Continente tem como parceiros institucionais a Direção-Geral da Saúde, o CEIDSS – Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde, o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Direção-Geral da Educação.
Sem comentários:
Enviar um comentário