Hugo Franco (Diretor Administrativo e Financeiro EPP) Maria Lima e Tatiana Pereira |
As formandas da Escola Profissional Monsenhor João Maurício de Amaral Ferreira Tatiana Pinheiro Pereira e a Maria Henriqueta Botelho Lima apresentaram o seu projeto “Azorean Pearl” no concurso I9.Açores – Academia Jovem de Ideias Inovadoras, que teve o seu início no passado dia 31 de maio no concelho de Velas, ilha de São Jorge, envolvendo 161 participantes, 32 escolas, três Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e jovens estudantes açorianos de três universidades portugueses.
Maria Lima e Tatiana Pereira a cumprimentar o Presidente do Governo Regional dos Açores |
O concurso I9.Açores – Academia Jovem de Ideias Inovadoras terminou na passada sexta-feira, dia 2 de junho, consagrando as jovens estudantes da Escola Profissional da Povoação com o 1º Lugar na apresentação do projeto “Azorean Pearl” - As Pérolas do Atlântico.
Projeto Azorean Pearl - As Pérolas do Atlântico |
Confira os resultados:
𝟐º. 𝐂𝐢𝐜𝐥𝐨 𝐝𝐞 𝐞𝐧𝐬𝐢𝐧𝐨
1.º lugar – EBS de Velas/
projeto “Pintar a Manta”
2º lugar – EBI de Capelas/
projeto “Naturolápis”
3º lugar – EBS do Nordeste/
projeto “Aqui, entre nós”
𝟑.º 𝐂𝐢𝐜𝐥𝐨 𝐝𝐞 𝐞𝐧𝐬𝐢𝐧𝐨
1.º lugar – EBS Lajes do
Pico/ Projeto “Chips de Inhame”
2º lugar –EBI de Arrifes/
projeto “100% Orgânico”
3º lugar – EBS de Velas/
projeto “Boutique da Coalhada”
𝐄𝐧𝐬𝐢𝐧𝐨 𝐒𝐞𝐜𝐮𝐧𝐝á𝐫𝐢𝐨
1.º lugar – EBS das Lajes do
Pico/projeto “Pé de Laranja”
2º lugar – EBS Mouzinho da
Silveira/ projeto “Hidrocorvo”
3º lugar –EBS Jerónimo
Emiliano de Andrade / projeto “Mélitas”
𝐄𝐧𝐬𝐢𝐧𝐨 𝐏𝐫𝐨𝐟𝐢𝐬𝐬𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥
1º lugar – EP da Povoação/
projeto “Azorean Pearl”
2.ºlugar- Centro de
Qualificação dos Açores/ projeto “Licor das Capelinhas”
3.º lugar – EPROSEC/ projeto
“Hicket!”
𝐄𝐧𝐬𝐢𝐧𝐨 𝐔𝐧𝐢𝐯𝐞𝐫𝐬𝐢𝐭á𝐫𝐢𝐨
1º lugar - Universidade dos Açores/ projeto “Go Green Mobility”
Maria Lima | Hugo Franco | Tatiana Pereira |
Marcaram presença nesta competição 46 equipas dos diferentes ciclos de ensino, incluindo Escolas Profissionais e Ensino Superior, para defender os projetos e ideias inovadoras que criaram durante o ano letivo 2022/2023 no âmbito da Academia Empreendedora – Escola de Líderes, programa de educação para o empreendedorismo em contexto escolar que, além dos alunos, mobiliza professores, formadores e técnicos.
Participaram ainda nesta edição do I9.Açores oito jovens líderes e um júri composto por cinco elementos do setor empresarial com reconhecido mérito e de diferentes ilhas, que avaliaram os projetos dos alunos que foram submetidos ao escrutínio.
Maria Lima e Tariana Pereira na apresentação do seu projeto |
Os projetos em competição incidiram sobre áreas temáticas como o turismo, ambiente, cultura, gastronomia, sustentabilidade, entre outras, com a particularidade da valorização e inovação dos produtos tradicionais e dos recursos endógenos dos Açores e promoção da Região.
No decorrer do evento, realizou-se uma Feira de Ideias de Negócio, a I9. Expo, na Escola Básica e Secundária de Velas, onde as equipas apresentaram, durante as manhãs, os seus projetos ao público em geral.
Tatiana Pereira e Maria Lima |
No que respeita ao concurso I9.Açores, este decorreu no Auditório Municipal de Velas, onde cada uma das 46 equipas fez um pitch da sua ideia, seguindo-se a apreciação dos jurados.
Durante o Bootcamp realizaram-se, ainda, várias atividades de mentoria, workshops, palestras motivacionais, momentos de convívio e visitas aos concelhos de Velas e da Calheta.
Maria Lima e Tatiana Pereira em conversa com o Presidente do Governo Regional dos Açores |
Os vencedores de cada uma das categorias de ensino a concurso vão realizar uma Missão Empreendedora fora da Região, onde terão oportunidade de conhecer diferentes ecossistemas empreendedores. Os 2.º e 3.º classificados também foram premiados com ofertas tecnológicas.
O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, investiu cerca de 85 mil euros no programa “Academia Empreendedora – Escola de Líderes” durante este ano letivo.
Maria Lima e Tatiana Pereira |
Parabéns às formandas
vencedoras e à Escola Profissional Monsenhor João Maurício de Amaral Ferreira!
Sem comentários:
Enviar um comentário