fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 1 de junho de 2023

ÁLBUM “DUAS VIOLAS, UMA TRADIÇÃO” APRESENTADO AO VIVO EM 3 ILHAS DOS AÇORES

No ano de 2020, a décima edição do Festival Violas do Atlântico privilegiou o encontro entre as Violas de 12 e 15 Cordas dos Açores. Após esse momento de partilha musical, surgiu a ideia de registar em álbum as sonoridades daí resultantes. Já em 2022, Bruno Bettencourt, da Ilha Terceira, e Rafael Carvalho, da Ilha de São Miguel, participantes da referida edição do festival, decidiram e prepararam um alinhamento final e gravaram o álbum.

“Duas Violas, Uma Tradição” conta com 10 faixas, nas quais se incluem modas tradicionais da ilha de São Miguel e da ilha Terceira, assim como 2 originais compostos especialmente para o mesmo. Neste trabalho as Violas apresentam-se muitas vezes em “despique”, seja num “Pezinho” ou em “Os Bravos”, havendo outras situações em que, tocando em simultâneo, se vão complementando, alternando entre o solo e o acompanhamento, como na sua essência mais tradicional. Bruno Bettencourt empresta a sua voz a duas músicas: “Lundum Açoriano” e “Balho da Povoação”.

O álbum será agora apresentado em 3 concertos. A 25 de Junho, no âmbito das Sanjoaninas, na ilha Terceira, o Salão Nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo acolherá, pelas 15:00, o primeiro momento de apresentação. A 5 de Julho será a vez da ilha de São Miguel receber as duas Violas, com um concerto no Salão Nobre do Teatro Micaelense, pelas 18:30.

Esta tríade de concertos terá o seu encerramento a 24 de Julho, no Auditório do Museu dos Baleeiros, na ilha do Pico, pelas 21:00. Este culminar na ilha montanha terá um formato diferente. Após uma primeira parte na qual o duo de Violas apresentará as peças do álbum, haverá um segundo momento que contará com a presença de músicos convidados: João Fontes (Violão), Manuel Canarinho (Violino) e Orlando Martins (Viola da Terra). Será um momento muito especial e de festa, a encerrar esta fase de concertos de apresentação. Todos os eventos são de entrada livre mediante a disponibilidade de cada sala.

Tendo como mote a união em torno da nossa Viola, este álbum pretende ser mais um contributo para o conhecimento da diversidade e riqueza das nossas Violas, procurando a construção de pontes de comunicação, cada vez maiores e mais coesas, entre os tocadores de Violas dos Açores.

O álbum é uma coprodução da Associação de Juventude Viola da Terra e da Sons do Terreiro – Associação Cultural, tendo contado com o apoio da Direcção Regional dos Assuntos Culturais e da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo. As captação das Violas, mistura e masterização estiveram a cargo de Luís Xavier, sendo a gravação de vozes da responsabilidade de Pedro Machado. O design gráfico é de Paulo Bettencourt.

As apresentações contam com o apoio do Governo dos Açores, nos eventos da Temporada de Violas da Terra 2023, e com o apoio logístico da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Teatro Micaelense e Museu dos Baleeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot