As comemorações do orgulho LGBTI+ regressam aos Açores no mês de julho, promovidas por uma nova plataforma de associações, instituições e coletivos que desenvolvem coletivamente um programa de atividades que se estende ao longo de uma semana e que termina com a Marcha do Orgulho LGBTI+ e festa, no dia 15 de julho, em Ponta Delgada.
O Azores Pride 2023 é um movimento cívico que pretende celebrar a igualdade e a diversidade e que tem como objetivos promover o diálogo e a visibilidade das temáticas LGBTI+ nos Açores, unir a comunidade LGBTI+ açoriana e possibilitar um encontro positivo, intergeracional e interseccional.
Entre 10 e 15 de julho, com epicentro em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, o Azores Pride 2023 propõe conversas, workshops e encontros. A Marcha do Orgulho LGBTI+, ponto central do programa, terá lugar no último dia, 15 de julho, e percorrerá várias ruas da cidade de Ponta Delgada. Enquanto ação ativista, a Marcha pretende celebrar a comunidade LGBTI+ e lutar pelo fim da discriminação e crimes de ódio e intolerância cometidos nos Açores. Após a Marcha, haverá festa em múltiplos espaços da cidade.
Em 2023, a comissão organizadora do Azores Pride é composta por As Cores dos Açores, Rede Ex Aequo, Anda&Fala - Associação Cultural, APF-Açores/ (A)MAR - Açores pela Diversidade, UMAR Açores, Atelineiras, Amnistia Internacional, Azores LGBT e ativistas.
O Azores Pride 2023 é apoiado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada e pelo Governo Regional dos Açores. O programa completo será divulgado durante o próximo mês de junho.
Sem comentários:
Enviar um comentário