Homenagem a Rúben Carvalho |
Anjo
Branco é um Pasodoble de concerto para Banda
A presente obra resulta do convite endereçado, no ano de 2020, ao compositor Flávio Expedito Oliveira, para a criação de uma composição musical com o propósito de prestar uma sentida e singela homenagem a Rúben Carvalho pelos seus pais e irmãos. Anjo Branco explora um registo bastante característico do repertório filarmónico (Pasodoble), fazendo alternar ao longo da peça momentos de grandiosidade e imponência, com enfoque para o grupo dos metais, com momento de serenidade e expressividade, patentes, sobretudo, nos solos da sua secção intermédia, recorrendo para o efeito ao timbre dos dois instrumentos que o homenageado tocou em vida.
Rúben Alexandre Correia Carvalho nasceu a 13 de setembro de 1981, sendo natural da freguesia de Fenais da Luz, em Ponta Delgada. Foi músico da Banda Nossa Senhora da Luz, de Fenais da Luz, onde ingressou no ano de 1992. Durante o seu percurso musical começou por tocar Cornetim, transitando mais tarde para Eufónio.
Faleceu precocemente a 28 de janeiro de 2013, em Ponta Delgada, vítima de um acidente de viação.
Rúben Carvalho é irmão do ex-maestro da Banda Sociedade Filarmónica Marcial Troféu e diretor da Academia de Música da Povoação Diogo Carvalho.
Sem comentários:
Enviar um comentário