Festival do Inhame 2023 - 4ª Edição
2, 3, 4 e 5 de fevereiro – Pavilhão Desportivo Remédios - PDL - Remédios da Bretanha – 16:00 – 24:00
A dinamização do evento Festa do Inhame de 2023 parte de uma organização conjunta entre a freguesia dos Remédios, da Norte Crescente e da Câmara Municipal de Ponta Delgada, contando ainda com o apoio de juntas de freguesia limítrofes e instituições locais: Remédios Sport Clube Dos Açores, Filarmónica Nossa Senhora dos Remédios, Agrupamento de Escuteiros 1381 Bretanha, Paróquia da Bretanha - Igreja N. Sra dos Remédios e demais população e empresários locais.
A freguesia dos Remédios é uma freguesia repleta de beleza natural que pode ser apreciada nos seus diversos miradouros. Em várias zonas é possível encontrar os seus fontanários, pias, ermidas e triatos. São anos de uma freguesia construída pelo orgulho e trabalho de todos os que lá passam que contribuem para o seu bem-estar e desenvolvimento. Uma freguesia marcadamente rural mas em processo de transformação das suas principais atividades económicas, pelo que se torna importante apostar na dinamização e promoção das atividades e produtos rurais do qual se destaca o inhame.
A Festa do Inhame pretende valorizar a produção e consumo do inhame, tradicionalmente produzido na zona da Bretanha, mas com elevada presença na Freguesia dos Remédios. É um evento onde se pretende recriar a história e a cultura do inhame, demonstrando a sua cultura, mas também todo o seu aproveitamento gastronómico, apresentando as várias iguarias existentes e apostando na introdução de alguns elementos de inovação e modernidade.A organização pretende manter e promover as tradições locais vivas, uma vez que muitas destas práticas agrícolas já não são utilizadas no dia-a-dia, contudo, ainda há muita gente que a sabe fazer e cabe a nós perpetuar esta tradição e mostrá-la aos mais novos para que a tradição possa, assim, permanecer viva através de várias gerações.
A Festa do Inhame de 2023 é realizada no fim de semana de 2 a 5 de fevereiro de 2023, em que o primeiro dia (quinta-feira) é orientado para o fortalecimento do envolvimento Intra freguesia e os restantes dias para apostar numa maior projeção regional da cultura do inhame. O evento contará com:
- Tarde de animação com crianças e idosos – 2 e 5 de fevereiro
- Concurso Gastronómico associado ao Inhame – 4 de fevereiro
- Barracas Gastronómicas com comidas e bebidas, com forte presença do inhame – 2, 3, 4 e 5 de fevereiro
- Animação noturna – 2, 3 e 4 de fevereiro
O evento está localizado no pavilhão desportivo da freguesia dos Remédios e decorrerá maioritariamente no seu interior utilizando as infraestruturas existentes. A componente da alimentação e bebidas será suportada por barracas de organizações cívicas locais, todas elas com a missão de vender produtos gastronómicos tradicionais. A animação musical do evento irá apostar em trazer cantores e/ou artistas da música popular nacional, dos quais se destaca a Ágata e os FADOALado possibilitando às populações residentes o contacto e usufruto de um espetáculo que normalmente não ocorre em S. Miguel, assumindo como um elemento diferenciador dos restantes eventos regionais e alternativa aos denominados festivais de Verão, uma vez que o evento é orientado para todas as faixas etárias da população.
Ao longo dos três dias da festa estarão sempre presentes as barraquinhas que compõem a Feira Gastronómica, organizadas por instituições sem fins lucrativos locais: nomeadamente a Norte Crescente - ADL, Remédios Sport Clube Dos Açores, Filarmónica Nossa Senhora dos Remédios, Agrupamento de Escuteiros 1381 Bretanha e Paróquia da Bretanha - Igreja N. Sra dos Remédios, com receitas gastronómicas típicas e locais onde será possível degustar o inhame, acompanhado com outras iguarias regionais e locais tais como: inhame frito, inhame cozido, sopa de inhame, bacalhau frito com molho vilão, filetes de atum em cebolada, asinhas de frango, bifanas, torresmos, moelas, morcelas, chouriço regional, debulhe, pé de torresmo e as famosas queijadas de inhame.
A participação no evento é gratuita, sendo portanto, uma oportunidade para que toda a comunidade, população e visitantes, possam participar ativamente de forma a poder criar novas memórias e experiências. Queremos mostrar que o património e as tradições são para todos, por isso, juntamos crianças, jovens, adultos e idosos na dinamização de uma tarde de jogos tradicionais, atividades recreativas, promoção das artes dos artesãos locais, saborear os pratos gastronómicos tradicionais, num ambiente marcadamente cultural em que todos são bem-vindos.
Na quinta-feira, dia 2 de fevereiro, será a abertura do evento que conta com atuações da Filarmónica Nossa Senhora dos Remédios e do Agrupamento de Escuteiros 1381 Bretanha, complementada com a atuação do grupo Acustic4you.
Na sexta-feira, dia 3 de fevereiro, será promovida uma tarde de atividades intergeracionais, promovendo um contacto social entre seniores e jovens, promovendo-se a partilha de experiências, o contar histórias e o ensino de jogos tradicionais. A animação musical fica a cargo das Cantigas ao Desafio com os cantadores Paulo Miranda, Rui Santos, Victor Ponte, Nuno Henrique e Bruno Botelho, e tocadores José Sebastião (Guitarra portuguesa) e Bruno Ponte (Violão), e de seguida será o espectáculo dos FADOAlado.
No Sábado, dia 4 de fevereiro, decorrerá o concurso gastronómico de receitas com inhame, em que qualquer pessoa pode participar, sendo o único requisito a receita usar o inhame com ingrediente e entregar o prato até às 18 horas à organização. A animação musical fica a cargo da Tuna Universitária da Universidade dos Açores, dos Oceanus e da ÁGATA.
No Domingo será promovida uma tarde de animação para crianças com a participação dos Coriscos e Alegres e o encerramento do Festival de 2023 caberá ao Grupo Folclórico da Fajãde Baixo.
Sem comentários:
Enviar um comentário