António Santos Medeiros, mais conhecido entre a comunidade povoacense por António Adriano, natural da freguesia e concelho da Povoação, faleceu aos catorze dias do mês de fevereiro de 2022, contava 87 anos de idade.
Este povoacense exerceu a profissão de guarda municipal durante alguns anos na freguesia e concelho da Povoação, bem como a de moleiro por muitos anos, sendo uma importante profissão nesta terra que em tempos foi considerada o celeiro da ilha.
Quando por força das novas tecnologias que foram progressivamente aparecendo e substituindo muito do que se fazia artesanalmente, os moinhos deixaram de ser preponderantes, o Sr. António Adriano dedicou-se à Cantaria, que visava trabalhar a pedra (da Povoação) em bruto de forma a esculpir para o propósito pretendido para utilizar na construção civil, escultura e decoração. Esta era uma profissão transmitida de geração em geração, mas que atualmente está a desaparecer. O Mestre António Adriano era um artista a trabalhar a pedra da Povoação. Foi também durante muitos anos músico das nossas Bandas filarmónicas, Sociedade Filarmónica Marcial Troféu, União e Amizade, entre outras que ajudou como músico executante.
Este cidadão povoacense contribuiu ativamente através da execução da sua profissão, dos seus trabalhos artísticos, do seu envolvimento cultural como músico, entre muitas outras circunstâncias que se proporcionaram no decorrer da sua passagem por este mundo em prol da sua comunidade.
Aqueles
que nos tocam no coração nunca desaparecem, simplesmente partem para o reino de
Deus. Que a sua alma descanse em paz!
Sem comentários:
Enviar um comentário