fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 24 de setembro de 2022

CONFERÊNCIA "DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL: PROCESSOS E CONTEXTOS NUMA VISÃO PENTA HELIX"

intervenção proferida pelo Dr. Gualter Furtado na Conferência "Desenvolvimento Pessoal e Profissional: processos e contextos numa visão Penta Helix", realizada hoje, na NONAGON,  promovida pela Comissão Especializada Permanente da Educação e Formação do CESA:


As minhas primeiras palavras são de profundo agradecimento aos Conferencistas que aceitaram o nosso Desafio de virem apresentar e debater ideias numa área absolutamente critica para o nosso Desenvolvimento e Sustentabilidade, como são a educação, a ciência, a formação, a partilha e a utilização do conhecimento, o PRR, e as Exportações, tudo isto numa lógica de interdependências e de valorização do capital humano, um fator de produção relevante na criação de valor em termos económicos, sociais e ambientais.


Acresce que todos os Conferencistas, desde logo os quatro Secretários Regionais do Governo dos Açores que ocupam as pastas das Finanças, Planeamento e Administração Pública, a da Educação e dos Assuntos Culturais, a da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, e a da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, tudo áreas fundamentais para o nosso crescimento, desenvolvimento e criação de uma sociedade mais equilibrada, mais solidária e com uma mais sólida base de sustentação mais robusta e propiciadora da redução da nossa dependência externa. Com a Vossa presença nesta Conferência, o Conselho Económico e Social dos Açores (CESA) como Órgão Colegial independente, portador de uma representação alargada da sociedade açoriana, cumpre com a sua Missão de tudo fazer para que o poder político esteja próximo da sociedade civil e que esta participe ativamente na construção do presente e do futuro dos Açores. Temos, pois, aqui uma oportunidade excelente de os ouvirmos e questionarmos os primeiros responsáveis políticos nos Açores nestas áreas em apreciação. Muito obrigado pela Vossa presença.


Mas também relevo como muito importante a participação do Presidente da ANESPO – Associação Nacional de Escolas Profissionais, o Dr. José Luís Presa, pelo que representa no contexto desta nossa reflexão, também do Doutor Pedro Miguel Dominguinhos, Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, um instrumento que pode e deve ser fundamental para ajudar recuperação das dificuldades acrescidas resultantes do Covid-19, porque passaram e passam os Portugueses e os Açorianos em Portugal, como é sabido nos Açores a Comissão de Acompanhamento do PRR Açores é assegurada por uma Comissão Especializada Temporária do CESA e cujos Pareceres são discutidos e votados nos Plenários do CESA. Sempre defendemos e praticamos o princípio da cooperação e que o trabalho em conjunto entre os diferentes Parceiros Sociais e diferentes Órgãos Regionais e Nacionais, não ferem em nada a nossa Autonomia Democrática, mas a dignificam e enriquecem. Assim, faz todo o sentido a participação do Professor Pedro Dominguinhos neste Evento e o meu agradecimento.


O Dr. Luís Maria Rebelo de Sousa, em representação da AICEP Portugal Global, pelo seu Currículo, experiência profissional, e pela própria natureza da Agência que representa, é uma mais-valia muito forte para esta Conferência. Pois os Açores da Autonomia Democrática porque nos batemos e trabalhamos tem de ter uma economia exportadora forte, baseada em produtos de qualidade excelente, símbolo do nosso ambiente, que alie o melhor que a nossa tradição nos legou à ciência e à inovação, e fixe valor acrescentado líquido positivo nos Açores, neste enquadramento a AICEP deve ser um Parceiro estratégico no nosso processo de Desenvolvimento e afirmação no mundo, a começar pelos Países da nossa vasta e rica emigração, mas também nos Países da imigração que vem trabalhar e viver nos Açores.


Agradeço também aos Moderadores desta Conferência que responderam sim ao nosso Convite, ao Osvaldo Cabral, distinto e livre jornalista Açoriano, bem representativo da nossa tradição de um jornalismo não subserviente, mas que participa e trabalha por uns Açores mais desenvolvidos e autónomos e ao Prof Doutor João Teixeira, Presidente da Faculdade Economia e Gestão da Universidade dos Açores (UAc), uma Instituição que relevamos de indispensável para o nosso Desenvolvimento e Sustentabilidade, ele próprio também membro do CESA e representante dos Açores no Conselho Económico e Social.


O meu agradecimento a todos os participantes nesta Conferência que deve constituir e será certamente um contributo para a transferência de Conhecimento e esclarecimento de dúvidas, mas também de afirmação de contributos que queiram dar a este Tema do Desenvolvimento Pessoal e Profissional, a todos o meu muito obrigado.


Esta Conferência fecha um ciclo de três Conferências que tínhamos aprovado no nosso Plano de Atividades do CESA para 2022, sendo que as duas anteriores foram dedicadas à Sustentabilidade das Finanças Públicas nos Açores e a outra ao Diagnóstico e propostas de Combate à Pobreza nos Açores. A par destas Conferências, temos debatido e emitidos pronúncias sobre a Educação e o abandono escolar, a aplicação dos Fundos Comunitários, os Planos e Orçamentos da Região, a Demografia e a Inflação nos Açores.


Finalmente o meu agradecimento à Professora Teresa Tiago, nossa Presidente da Comissão de Permanente de Educação e Formação pela responsabilidade de conceber e realizar esta Conferência e ao Secretário-Geral do CESA o Dr. Renato Medeiros que lidera uma pequena, mas eficiente equipa do CESA e teve a seu cargo toda a operacionalização desta Conferência. Muito Obrigado.


Gualter Furtado – Presidente do Conselho Económico e Social dos Açores 

23 de setembro de 2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot